domingo, 22 de junho de 2014

Saúde: Álcool eleva apetite no dia seguinte e pode render 1kg a mais na balança

Uma pesquisa feita pela organização inglesa Slimming World, com 2.042 pessoas, mostrou como o consumo de álcool pode estimular o apetite e nos fazer querer comer mais alimentos gordurosos. Segundo o estudo, uma noite de bebedeira regada a cinco latas de cerveja ou três copos grandes de vinho, por exemplo, são suficientes para levar ao efeito rebote no dia seguinte. Ou seja, toda essa gula continua pela manhã e pode render quase 1kg a mais na balança.

Na pesquisa, metade dos entrevistados afirmou que a bebida alcoólica tinha um impacto direto na escolha alimentar e que haviam deixado de lado os seus exercícios físicos. No estudo, o consumo de 6.300 calorias nas 24 horas após a bebedeira foi dividido. À noite, com comida, os pesquisados consumiram, em média, 2.829 calorias extras e mais 1.476 calorias em bebidas. Na manhã do dia seguinte, mais alimentos gordurosos aparecem no cardápio, e outras 2.051 calorias consumidas.
Chefe de nutrição e pesquisa da Slimming World, Jacquie Lavin disse em entrevista ao jornal "Daily Telegraph" que o álcool enfraquece o autocontrole e precisa estar associado com a obesidade.

- O álcool não contém apenas as calorias vazias, que não saciam, como fazem os alimentos, mas nos faz sentir com mais fome e enfraquece a determinação de fazer escolhas saudáveis - declarou.

Seguindo a linha de raciocínio de Jacquie, a nutricionista Cristiane Perroni, que é especialista do EU ATLETA, fez uma lista com as calorias das bebidas alcóolicas e outros alimentos gordurosos que normalmente são consumidos de forma combinada ou no dia seguinte à bebedeira. Ela disse que a ingestão extra de 7.700kcal pode levar ao ganho de 1kg em um único fim de semana, quando muitas pessoas deixam a dieta de lado, exageram na alimentação e no álcool e não se dão conta disso.
 
 
Fonte: Eu Atleta - Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário