segunda-feira, 28 de julho de 2014

Especialistas orientam como enfrentar o Enem

 
Exame será realizado em novembro
 
A pouco mais de três meses para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014, alunos de todo o país têm se preparado para enfrentar as provas que servirão de seleção para entrada em diversas universidades públicas e privadas. Em Mossoró, a preocupação em estar bem preparado para a maratona de questões nos dias 8 e 9 de novembro tem um motivo especial: a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) irá aderir ao sistema de seleção como forma de ingresso a partir deste ano.
 
Sendo assim, todas as universidades públicas com campus em Mossoró e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) utilizarão as notas do Enem como seleção para seus novos estudantes. Além disso, uma boa colocação no Exame garante bolsas em universidades particulares, através do ProUni, e financiamento estudantil, por meio do Fies.

Para se destacar em um universo de mais de nove milhões de inscritos no Enem é preciso estudo e dedicação. Conforme o professor Alisson Paunele, instrutor de um cursinho da cidade, recorrer a um curso preparatório, voltado especificamente para o Enem, é uma boa opção para sair na frente da concorrência. Entretanto, é possível estudar sozinho em casa e garantir bons resultados no Enem, mas é preciso uma dose extra de disciplina.

Ao optar por estudar em casa, o candidato precisa focar no conteúdo a ser estudado. Escolher um local adequado, silencioso, iluminado e confortável é o primeiro passo. Também é importante adotar um horário de estudo. "O ideial seria dedicar pelo menos seis horas por dia", sugere o professor. No entanto, para aqueles estudantes que também trabalham a opção é dedicar o máximo de horas livres aos estudos. "Uma boa opção é estudar cedinho, antes de ir para o trabalho, das 5h às 7h, por exemplo", diz.

O estudante deve estabelecer um horário de estudo e priorizar as matérias que se têm mais dificuldade. "O importante é estudar cada disciplina por pelo menos uma hora ininterrupta", diz Alisson Paunele.

Mês de julho apresenta aumento na procura por cursinhos para o Enem

O mês de julho é apontado por coordenadores de cursinhos como o de aumento na procura nas turmas em especial este ano, em que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) decidiu tornar o Enem como forma única de entrada nos cursos de graduação.

"Temos percebido grande demanda por cursinhos, principalmente entre alunos recém-saídos ou que ainda estão cursando o ensino médio, que vêm procurar apoio para compreensão de conteúdos que não aprenderam na escola e que são cobrados no Enem", disse o coordenador de uma empresa especializada em cursinhos, Alisson Paunele de Sousa.

De acordo com o coordenador, a maioria dos alunos que procuram o reforço pretende ingressar nas áreas biomédicas (Medicina e Enfermagem) e ainda Direito e as Engenharias, o que tem levado as empresas a criarem turmas específicas para cada tipo de curso. O valor das mensalidades e tempo de duração variam de acordo com o curso pretendido, sendo que as turmas preparatórias para o Enem geralmente são abertas em fevereiro e encerradas em outubro.

Além de conteúdos e simulados das provas, são passados aos alunos dicas para serem seguidas antes, durante e depois das provas, como verificação da documentação e locais de prova com antecedência, técnicas de relaxamento e cuidados especiais com as normas de segurança dos processos de seleção, como evitar uso de celulares.
 
Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário