segunda-feira, 21 de julho de 2014

Inscrições para o Sisutec começam hoje com número de vagas 20% maior

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) ofertará 289.341 vagas no segundo semestre deste ano. O número de vagas aumentou 20% em relação à mesma edição do ano passado, em que ofertadas 239,79 mil vagas.

As inscrições poderão ser feitas de segunda (21) a sexta-feira (25) próximas na página do Sisutec.

O Sisutec seleciona estudantes para vagas gratuitas no ensino técnico. Para concorrer, o candidato tem que ter concluido o ensino médio e ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado, sem tirar zero na redação. Esse processo de seleção faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronetec).

"O país necessita não só da formação de profissionais do ensino superior, mas também do nível técnico, que é tão importante quanto o superior em várias áreas do país", disse o ministro da Educação, Henrique Paim. Segundo ele, a intenção é formar mão de obra qualificada para atuar em diversas áreas do mercado.

As áreas com maior oferta de vagas são ambiente e saúde, com 32,17% do total. Em seguida, aparecem comunicação (17,06%), gestão e negócios (14,10% e controle e processos industriais (11,67%). Os cursos que têm maior número de vagas são técnico em logística (40.712), técnico em segurança do trabalho (29.397) e técnico em enfermagem (25.557).

A maior parte das vagas, 247.888, é ofertada por instituições particulares. Depois, vêm estabelecimentos ligados ao Sistema S, formado pelo Sesi, Senai e Senac, com 30.996 oportunidades. As instituições públicas – institutos federais, escolas técnicas vinculadas às universidades federais e escolas estaduais e municipais – têm o menor número, 10.457. Apesar disso, Paim entende que há um incentivo para que as instituições públicas ofereçam também cursos técnicos em áreas semelhantes às existentes nos cursos, aproveitando a mesma estrutura.

Pelas regras do Sisutec, 85% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada como bolsistas integrais. Nas instituições federais, será seguida a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), pela qual 50% das vagas destinadas às escolas públicas têm de ser preenchidas por candidatos com renda per capita menor ou igual a 1,5 salário mínimo e negros e indígenas têm reserva de vaga.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 29 deste mês. A matrícula dos alunos selecionados será do dia 30 até 1º de agosto. A segunda chamada será divulgada no dia 5 do próximo mês e as matrículas estão previstas para os dias 6, 7 e 8.

Em seguida, as vagas remanescentes serão disponibilizadas online para todos aqueles que fizeram o ensino médio, independentemente de terem feito o Enem. O preenchimento será por ordem de inscrição, no período de 11 a 20 de agosto. O candidato terá dois dias para fazer a matrícula na instituição, senão perde a vaga.
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário