sábado, 30 de agosto de 2014

Comissão julgadora Municipal seleciona textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Comissão Julgadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa - Escrevendo o Futuro, composta pelas professoras Andréa Bezerra (rede estadual), Fabiola Layane Fernandes (rede privada) e a universitária do 8º período do curso de letras da UERN Natália Rocha selecionaram na manhã de ontem os textos vencedores na etapa municipal nas categorias Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.

Após a análise da Comissão foram selecionados os textos abaixo expostos que agora concorrem na Etapa Estadual. A Equipe da Secretaria Municipal de Educação agradece as professoras e a universitária por terem aceitado o nosso convite para participar deste processo seletivo, garantindo assim a lisura e a responsabilidade do nosso papel enquanto organizadores desta etapa. Nosso muito Obrigado!

Aos alunos - autores do texto selecionados nossos parabéns, por terem aceitado o desafio e terem redigidos seus textos que se consagraram vencedores na etapa municipal. Desejamos sorte na etapa estadual. Aos professores que desenvolveram as oficinas tornando nossos alunos aptos no processo de desenvolvimento dos textos nossos sinceros agradecimentos, o seu papel é fundamental na formação crítica dos nossos alunos.

Confira abaixo os textos selecionados:

· Categoria: Artigo de opinião
Aluno: Herbert Farias Silva 
Professora: Ana Bartira da Silva Moura
Escola Estadual Professor Adrião Melo
Título: Os dois lados do benefício 

No ano de 2014, a cidade de Campo Grande, localizada no Rio Grande do Norte, embolsou repletas novidades. Uma delas, é a nova pista da BR, fundada em 1957, ligando os municípios de Areia Branca, no Rio Grande do Norte e Patos na Paraíba, denominada de BR 110.
  
Pistas como essa são planejadas e implantadas para diminuir o tráfico de veículos e reduzir o tempo gasto de locomoção até algumas cidades da região. Um município tão pacato deveria comemorar tal presente, porém, a grande controvérsia é que o asfalto foi conduzido a passar por uma zona central da cidade, fazendo com que a maioria dos cidadãos se revoltem.

Em Campo Grande existe um espaço chamado "Via Costeira", no qual foi firmado pela Prefeitura Municipal, alguns tipos de quiosques a fim de promover a maior diversão aos frequentadores do local. A extensa polêmica predomina nesta ironia: por que incrementar um lugar com aparências, se logo depois irá ser desfeito pela Lei Federal?
  
Não há condições de haver diversão e risco num mesmo lugar. Ressaltando também que no local onde agora reside uma BR 110, existe um Centro Educacional denominado Escola Municipal Professor Joaquim Leal Pimenta, no qual, crianças e adolescentes estão expostos a possíveis tristes acidentes.
Com base em todos os fatos, medidas como o desvio de pessoas até uma nova área de distração deverão ser tomadas pela Prefeitura Municipal, ou pela conscientização dos próprios indivíduos.

· Categoria: Crônica 
Aluno: João Paulo da Silva
Professora: Maria Naida Dantas
Escola Estadual Professor Adrião Melo
Título: "A Maré" 

Depois de um dia de muito trabalho, adormeci. Quando eu estava dormindo, um sono tão bom e tranquilo, pela madrugada, fui surpreendido por sons que soavam em torno da minha cidade. Era a Festa de Santana que estava chegando com muitos fogos, as motos e carros buzinando, anunciando que o mês de junho havia chegado.
  
No primeiro momento, tive susto, pois não estava acostumado com tudo aquilo que estava acontecendo. 
Começa a festa e logo os garotos e as garotas vão à praça, uns com suas namoradas, outros, que é também o meu caso, vão somente olhar o movimento, as barracas, as apresentações culturais, etc.
A festa continua, eu sozinho, sem ninguém, triste, pois não tinha com quem conversar. Mas de repente, já no finalzinho da festa, pude dar um sorriso, era a minha maré que tinha subido... Neste momento, o amor fluiu de dentro do meu ser, pois a maré subiu para nunca mais descer.

· Categoria: Memórias literárias 
Aluna: Gilvanice Gondim de Moura
Professora: Maria Naida Dantas
Escola Municipal Professor Joaquim Leal Pimenta
Título: Minha vida 

Sou Benicio Gondim, filho caçula do casal Raimundo Lucas Gondim e Raimunda Fernandes de Oliveira. Nasci na Serra do Cúo, município de Campo Grande RN, no de 1947, onde vivi, até meus 10 anos de idade, juntamente com os meus pais meus outros sete irmãos.

A renda da família era somente da agricultura, e por motivo de doença do meu pai, por volta do ano de 1957 viemos morar, no sitio Morcego, município desta cidade, na época ela recebeu, o nome de Augusto Severo, RN. No Morcego era mais fácil o acesso a cidade, onde na serra do Cúo, só subia a pé e as mercadorias, como feiras subia em lombos de animais (jumento).

Quando cheguei a que exista poucas casas, e na cidade também, As mesmas eram feitas de taipas e as casas grande com tijolos bem diferentes dessas de agora, e as festas eram tocadas com sanfona, e os pandeiros, triângulo e outros.

Na época os transportes era os animais como jumento e cavalo, os carros eram pouquíssimos ma a gente via.

O fato que marcou a minha vida, que guardo comigo com muito carinho e privilégio foi a construção do açude do Morcego. Que benção! que glória... Ah! como me orgulho de poder acordar todos os dias e contemplar a beleza das águas, do verde, do meu bem maior, aquele mar de águas belas...

· Categoria: Poema 
Aluna: Rafaela Cristina Farias de Oliveira 
Professora: Edileide da Silva Ferreira
Escola Municipal Professor Joaquim Leal Pimenta
Título: Lugar onde eu vivo 

Campo Grande é uma cidade,
Muito bonita e formosa,
Tem uma população muito grande e,
Também gente famosa.

É uma cidade muito linda,
De da gosto de morar,
Suas praças verdejantes,
Que é lindo contemplar.

Tem até festa de Sant'ana,
Para as crianças brincar,
Tem a banda tocando,
Para agente apreciar.

Com suas lindas praças,
Que é bom de visitar,
Tem a casa de cultura,
E eu gosto muito de lá.

As escolas são tão boas,
Que dá vontade de estudar,
Até tablet recebi,
Para melhor me organizar.

Tem até via costeira,
Mas não tem praia pra nadar,
Só tem açude e riacho,
Que é bom pra mergulhar.

Tem sítios na zona rural,
Que é bom ir pra lá,
No sítio da minha avó,
Eu vou lá pra descansar.

Fonte: SEMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário