domingo, 28 de setembro de 2014

Levantamento aponta 47 municípios do RN com alta incidência da dengue

Dados da situação da dengue no Rio Grande do Norte foram divulgados nesta sexta-feira, 26, pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap). Segundo a Sesap, as informações no Mapa da Vulnerabilidade se referem ao período de 1º de janeiro a 6 de setembro.

Neste período foram confirmados 2.818 casos da doença, com 16 óbitos confirmados como decorrência da dengue grave. O levantamento aponta que 47 municípios tiveram alta incidência da doença e 36 com incidência média. Entre os municípios com maior número de casos notificados estão Natal, Caicó, Parelhas, Parnamirim e Mossoró.

Em 2013, foram confirmadas 26 mortes pela doença, um aumento de 30% em relação ao ano de 2012. A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Silvia Dinara Pereira, fala que é muito importante que os municípios notifiquem e investiguem os casos suspeitos de dengue.

Ela lembra que o número de óbitos causados pela doença vem aumentando e estudos apontam que o protocolo de manejo clínico da dengue, recomendado pelo Ministério da Saúde, não vem sendo seguido corretamente. “A doença começa com sintomas simples, mas pode evoluir rapidamente para a forma mais grave”.

A ausência da investigação dos sinais de alarme (dor abdominal intensa, vômito persistente e sangramentos importantes), a hidratação inadequada (que deve ser feita desde o primeiro atendimento) e a liberação dos pacientes sem atender aos critérios de alta médica recomendados pelo Ministério da Saúde são indícios apontados, pelo próprio Ministério, como fatores para o aumento das taxas de óbitos por dengue.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário