domingo, 28 de setembro de 2014

Risco de racionamento preocupa

Tribuna do Norte - Diferente do Seridó, onde municípios já receberam recomendação para racionar a água de seus principais reservatórios, nas regiões Oeste e do Vale do Açu ainda não houve qualquer restrição nesse sentido, embora a situação por essas bandas do Estado também preocupe.

O assunto não chegou a ser pauta na programação da 17ª Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit, realizada na semana passada (de 24 a 26/09) na cidade de Mossoró, mas o presidente do Coex, Luiz Roberto Barcelos, não escondeu sua preocupação e também não descartou essa possibilidade, caso o RN enfrente mais um ano de seca, o que agravaria a situação da fruticultura irrigada.
Barcelos, do Coex: Seca pode agravar situação da fruticultura

“Na hora que for acabando a água, a prioridade tem que ser para o consumo humano”, disse, salientando que a água dos poços de sua fazenda, a Agrícola Famosa, é salobra, imprópria para beber, diferente dos de outras propriedades.

O presidente do Distrito de Irrigação do Projeto Baixo-Açu (DIBA), Guilherme Saldanha, informou que, na região do Vale do Açu, também ainda não chegou qualquer recomendação no sentido de racionar água, mas ele acredita que isso pode vir a acontecer se o volume da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves chegar a 30% de sua capacidade.

“Esse é o limite para que seja acendida a luz amarela”, diz Saldanha. De acordo com ele, o volume de água atual na barragem atinge entre 38 e 39% da capacidade total. “Vai ser um grande problema se tiver racionamento, porque nas áreas do projeto são desenvolvidas culturas perenes, como banana, manga e mamão”, conclui o presidente do DIBA.

Racionamento
O racionamento de água na região do Seridó foi noticiado pela TRIBUNA DO NORTE na semana passada. Uma das medidas é um acordo entre irrigadores, Caern e a Agência Nacional de Águas (ANA) sobre a utilização do açude Itans, em Caicó, que está apenas com 11,28% de sua capacidade total. Segundo informações da ANA e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), nas atuais condições o Itans sobrevive só até fevereiro do próximo ano. O acordo é uma tentativa de mudar esse prognóstico.

A outra medida foi tomada pelo Ministério Público do Estado (MPE/RN), que recomendou que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) suspendesse o serviço de instalação de novas ligações de água e ampliação de redes nos municípios de Caicó, Timbaúba dos Batistas e São Fernando durante os próximos seis meses.

Para elaborar a recomendação, o promotor de Justiça de Caicó, José Alves de Rezende Neto, considerou o quadro crítico da região, resultado da estiagem prolongada, com a consequente redução da vazão do rio Piranhas – responsável pelo abastecimento das cidades de Caicó, Timbaúba dos Batistas e São Fernando – através do sistema adutor Manoel Torres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário