quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sem chuvas, 10 açudes correm risco de colapso no RN

O Rio Grande do Norte deve chegar nos primeiros meses de 2015 com 22 reservatórios de água colapsados, segundo informações da Semarh com base em simulação de perda de água dos reservatórios enviada à TRIBUNA DO NORTE no início de setembro. Dos 46 reservatórios monitorados pela Semarh, 12 já estão em colapso, e mais 10 devem chegar a este status até fevereiro de 2015. O açude Marechal Dutra, o Gargalheiras, em Acari, já chega a esse status em menos de 60 dias. 

É considerado um colapso quando o reservatório chega ao “volume morto”. Quando o volume da reserva fica abaixo das tomadas de água, inviável para captação via adutora. A simulação, feita pela Semarh, se baseia na vazão de água retirada dos reservatórios e a evaporação deles. Não considera eventuais chuvas. 

A grave situação atinge, majoritariamente, as regiões do Seridó e Alto Oeste. Cinco cidades estão hoje em colapso de abastecimento, e 111 municípios abastecidos por carros-pipa do Exército. Outra cidade à iminência do colapso é Pau dos Ferros. O açude que abastece o município já está em 6,83% de sua capacidade, e deve suportar abastecimento até janeiro de 2015. A adutora de engate rápido para o município, prometida para julho passado, está em fase de testes.

O quadro é o resultado de três anos seguidos de estiagem, e apesar de ocorrido algumas chuvas neste ano, não foram suficientes para a recarga dos reservatórios. De acordo com a Emparn, as chuvas deste ano ficaram 35% abaixo da normalidade – considerando um inverno normal de 700 mm. Diante do cenário será renovado o decreto de calamidade pública para o RN até a próxima-sexta-feira, retirando 14 municípios. Entretanto, 146 dos 165 municípios do Estado permanecem em situação de emergência – um total de 260 mil pessoas.

Número
10 dos 46 reservatórios monitorados pela Semarh devem entrar em colapso até fevereiro de 2015. Outros 12 já alcançaram esse status.

Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário