sábado, 29 de novembro de 2014

Ex-prefeito de Felipe Guerra é preso preventivamente

Ex-prefeito Braz Costa administrou a cidade de Felipe Guerra entre os anos de 2005 e 2011

Jornal de Fato - A juíza Kátia Cristina Guedes Dias, de Apodi, decretou a prisão preventiva do ex-prefeito Braz Costa Neto em cinco processos, atendendo pedido do Ministério Público Estadual. As ordens judiciais foram cumpridas por volta das 14h da sexta-feira, 28, pela Policia Militar de Apodi.

Brás Costa, que administrou Felipe Guerra de 2005 a 2011, quando foi afastado do cargo por determinação judicial em processos por corrupção, está recolhido no Centro de Detenção Provisória de Apodi.

Como ele não possui nenhum curso de ensino superior, está em cela comum, junto com os demais presos.

O ex-prefeito Brás Costa foi investigado pelo Ministério Público Estadual e pela Policia Civil na Operação 'Ave de Rapina'. Na ocasião, foi exposto que o ex-gestor havia simulado obras e contratos com pessoas físicas dando um prejuízo de R$ 1,3 milhão aos cofres públicos de Felipe Guerra.

Além de dezenas de obras que os recursos foram gastos e nada foi feito, Brás Costa também pegava cadastro de pessoas humildes na Prefeitura de Felipe Guerra e simulava pagamentos com assinaturas falsas em documentos como se estas tivessem prestado serviços a Felipe Guerra.

Essas simulações foram descobertas quando as pessoas perceberam que estavam com seus CPFs cancelados junto à Receita Federal e ficaram impedidas de receber ajuda de programas federais. Os CPFs haviam sido cancelados devido a faturamento de somas acima de R$ 100 mil sem o recolhimento dos impostos.

Acredita-se que estes recursos foram todos desviados por Braz Costa e seus aliados.

O quadro é tão grave que as cinco prisões preventivas decretadas na sexta-feira não têm relação com os fatos narrados acima. Estes processos, por envolver desvios de recursos federais, estão na Justiça Federal de Mossoró, aguardando julgamento.

“Nestes casos, a gravidade é muito grande”, destaca o promotor Silvio Brito, lembrando o grau de maldade do ex-gestor e aliados com várias famílias humildes de Felipe Guerra que ficaram impedidas de receber ajuda dos programas federais devido ao impedimento nos CPFs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário