sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Protesto contra falta d’água gera conflito entre municípios

Moradores bloqueiam trecho da BR-405 em São Francisco do Oeste, pedindo água - Blog Eugenio Freitas


Os moradores do município de São Francisco do Oeste, na região do Alto Oeste potiguar, promoveram o primeiro conflito entre municípios por falta de água para a população e compraram uma briga com os moradores de Pau dos Ferros. Eles decidiram radicalizar o protesto contra a falta de ação do Governo do Estado para amenizar o sofrimento pela falta de água e destruíram parte da adutora de engate rápido que abastece Pau dos Ferros, deixando a população daquela cidade sem água.

Na manhã da quinta-feira (29), eles interditaram a BR-405, rodovia federal que interliga o Rio Grande do Norte com os Estados da Paraíba e Ceará, como forma de chamar a atenção das autoridades públicas.

Além de impedir o trânsito de veículos, principalmente de cargas, os manifestantes romperam o sistema adutor de engate rápido do Alto Oeste, provocando prejuízo à população de cidades vizinhas, como Pau dos Ferros.

O protesto, que tinha o propósito de sensibilizar as autoridades contra a falta de água na cidade, acabou ganhando contorno de vandalismo, já que o sistema adutor foi destruído por alguns dos participantes. Os manifestantes começaram a se reunir por volta das 6h e logo interditaram o trecho da BR 405 com paus, pneus e fogo. Logo depois, eles iniciaram o vandalismo, quebrando canos da adutora de engate rápido.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, Nelson Mandela, várias solicitações foram feitas ao Governo do Estado, Prefeitura e Câmara de Vereadores de São Francisco do Oeste.

Nelson Mandela ainda frisou que os poços artesianos existentes não abastecem nem 1% da população, além do açude municipal ter secado completamente. O presidente do sindicato ressalta que os moradores se valem dos carros-pipa. Porém, não são todos que têm condições de pagar. “As pessoas chegam a pagar por mil litros R$ 10,00. Aqueles que não têm, vão à Prefeitura, que libera os carros-pipa. Mas demora um pouco, algo em torno de uma semana”.

Depois de muita discussão, no início da tarde de ontem, foi realizada uma reunião com uma comissão dos articuladores do protesto, diretores da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), tendo sido firmado um acordo para que em 8 dias seja instalado um ramal da adutora de engate rápido que levará água para São Francisco do Oeste.

“Nós estamos firmando esse acordo, mas, se no prazo que está sendo estabelecido não for resolvido o problema de falta de água em nossa cidade, vamos voltar a protestar. Nossa gente já está cansada de esperar pelas promessas, agora nós queremos a solução e tem que ser imediata“, disse Nelson Mandela.

Pau dos Ferros e outros municípios ficam sem água
Na manhã desta quinta-feira (29), moradores de São Francisco do Oeste, município distante 390km da capital, realizaram um protesto relacionado ao abastecimento da cidade. Em um ato que a Caern considera de vandalismo, os populares danificaram a adutora de engate rápido que leva água para a cidade de Pau dos Ferros. Assim que ficou ciente da situação, a Caern paralisou o sistema para evitar o desperdício da água.

Com esse dano à adutora, a cidade de Pau dos Ferros terá seu abastecimento interrompido. A Caern está calculando os danos, mas tomará providências imediatas para reparar e restabelecer o abastecimento para Pau dos Ferros.

A Companhia também já entrou em entendimento com a Prefeitura de São Francisco do Oeste para realizar uma derivação na adutora de engate rápido para também atender a cidade. De imediato, a empresa iniciou estudos técnicos para realizar essa intervenção. Depois de finalizado esse trabalho, a Caern realizará a obra em um prazo de até oito dias úteis.

A Semarh, Caern, Igarn, Defesa Civil e outros órgãos voltados à gestão hídrica do Estado apresentarão nos próximos dias ao governador Robinson Faria um plano de ações de enfrentamento à seca que abrangerá todas as áreas que vivenciam a seca.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário