quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Segurar o xixi e calça apertada fazem bem à saúde, diz site

Ter picos curtos de estresse, usar salto, passar frio, dormir em colchão duro: site lista 9 tipos de desconforto que podem fazer bem para o corpo
Ir demais ao banheiro pode prejudicar o funcionamento normal da bexiga. Foto: Divulgação

A maioria das pessoas gosta e organiza a vida para ficar o mais confortável possível: procura lugares quentes no frio, locais refrescantes no calor, roupas que não apertem ou limitem os movimentos, camas e travesseiros macios, sapatos baixos e por aí vai. Mas, segundo especialistas, um pouco de desconforto faz bem para a saúde.

1) Segura o xixi

Ir ao banheiro assim que fica com vontade de fazer xixi ou visitar o local “só para garantir” antes de sair de casa, por exemplo, são hábitos que podem deixar a bexiga mais sensível e causar problemas no futuro. Isso porque, de acordo com que ela vai ficando cheia de líquido, emite sinais para o cérebro de que precisa ser esvaziada. Mas, se você é do tipo que vai ao banheiro assim que a primeira vontade vem, está contrariando a naturalidade desta ação, que indica que o líquido só deve ser eliminado quando não houver mais espaço na bexiga.

“Esvazie sua bexiga com muita frequência e ela irá começar a mandar sinais para o cérebro cada vez mais cedo. Com o tempo, poderá ter uma bexiga hiperativa”, explica o urologista Zaki Almallah.

Ele indica que o momento ideal de ir ao banheiro é quando o desconforto atinge uma escala entre 7 e 10. Além disso, aconselha a prestar atenção aos sinais e nunca ir antes que este índice esteja em 5. “Sente e se esforce para esperar um pouco mais”.



Terra via Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário