terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Ladrão escapa de sete policiais militares e vídeo faz sucesso na web

Segundo as próprias vítimas, o assaltante estava armado e fugiu a pé
Um vídeo no qual é flagrada uma ação fracassada da Polícia Militar na busca por um assaltante no interior de Minas Gerais está fazendo barulho na internet. Em menos de três dias, a gravação já foi vista por quase 500 mil pessoas e compartilhada 5,5 mil vezes.

Na cena, o ladrão consegue escapar de sete militares, mesmo após tendo sido imobilizado por um deles. O caso ocorreu na terça-feira de carnaval em Coronel Fabriciano, município do Vale do Rio Doce mineiro.

Magno Kueliton Assis, 31 anos, fugitivo de uma prisão de Governador Valadares, cidade da mesma região em Minas, abordou dois frentistas de um posto de gasolina e levou R$ 135.

Segundo as próprias vítimas, o assaltante estava armado e fugiu a pé. Acionados, os policiais flagraram o foragido pulando casas.

Em um determinado momento, Maguim, como é conhecido o criminoso, ficou cercado por sete militares em cima de telhas de amianto de uma casa. O que parecia ser uma questão de tempo para que o rapaz fosse detido se tornou um angustiante drible nos PMs.

Maguim chegou a ser agarrado por um agente desegurança, mas conseguiu se soltar e fugir em seguida. – Os policiais não tinham como ficar em pé em segurança e sem danificar a telha de amianto. E o criminoso correu por cima das telhas sob o risco de quebra-las e cair. Inclusive ele saiu de lá machucado e os militares não.

Os policiais esperaram o momento mais adequado, mais seguro para efetuar a prisão, já que a situação estava sob controle, com outros militares fazendo cobertura – explica o tenente-coronel Wanderson Stenner, comandante do batalhão responsável pela segurança em Coronel Fabriciano.

Ao todo, segundo o comandante, quatro viaturas e 12 militares foram mobilizados para prender o ladrão. Após a fuga flagrada pelo vídeo, Maguim ainda passou por uma casa onde estavam duas senhoras – uma delas em pós-operatório – e uma criança, mas não chegou a fazer ninguém refém e foi capturado pelos militares em seguida.

Na abordagem, um dos policiais atirou duas vezes, acertando o braço e o joelho do foragido. Segundo o policial, ele atirou quando o assaltante fez menção de colocar a mão na cintura.

No entanto, mesmo após buscas por toda a região, a Polícia Militar não encontrou a suposta arma do ladrão. Os militares acreditam que ele tenha dispensado o armamento durante a fuga. Maguim foi levado a um hospital na região para ser encaminhado a um prisão de Coronel Fabriciano. O policial que fez os disparos foi detido, ouvido, liberado e agora será investigado pela Justiça Militar.

Sobre a ação dos militares flagrada pelo vídeo, na qual o assaltante consegue fugir mesmo cercado por sete policiais, o comandante não viu falha e já descartou qualquer sanção ou orientação aos envolvidos. – Eu, como policial militar, não vou arriscar minha segurança em um ambiente de risco. Não vou danificar um imóvel correndo o risco de quebrar a casa, quebrar minha perna. O procedimento correto é encontrar o criminoso, acionar reforço e tirar o assaltante do meio social.

O vídeo foi feito de baixo para cima, quem vê acha que o criminoso estava numa laje, num lugar firme. Não estava, ele se arriscou muito, tanto é que deixou as telhas todas quebradas – avalia Stenner. A cena, no entanto, não passou batida pelos internautas.

O vídeo já foi publicado em diversos canais. Em apenas um deles, já recebeu quase 500 mil visualizações e foi compartilhado 5,5 mil vezes. – Esse ladrão aí é esperto igual gato. Esses policiais estão pior do que cego – escreveu um dos espectadores.


O Jornal de Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário