quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Barragem Armando Ribeiro deve ter redução de vazão de água

A Agência Nacional de Águas (ANA) deve confirmar até o fim deste mês de agosto, uma possível redução na vazão de água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves de 5 m³/s para 4,5 m³/s. A informação foi confirmada pelo Instituto de Gestão de Águas (IGA-RN), através do diretor-geral, Josivan Cardoso Moreno.

De acordo com Josivan, “vai ser preciso reduzir, caso se configurem as previsões climáticas para o restante deste ano”.

Josivan explica que em uma audiência pública realizada no início do mês em Assu, representantes da ANA, apresentaram simulações para o gerenciamento da água da Armando Ribeiro.

“Uma das hipóteses também colocadas foi a restrição do uso da água, no caso da irrigação”, explica Josivan.

“A ideia é que possamos manter a água por mais até 2017, se confirmado as previsões de seca até durante todo esse período”. 

Atualmente, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro apresenta apenas 30% de sua capacidade total, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água. As comportas da barragem tem sua capacidade normal de 25 m³/s.

A barragem abastece o canal de Pataxó, no Vale do Açu, que leva água para região Central, além do Rio Piranhas. E tem captação de água próximo a ponte que abastece Mossoró, Serra do Mel e Assu.

As águas da Armando Ribeiro também são usadas na área de irrigação do eixo norte entre Macau e Itajá, principalmente na área de produção de banana, no Baixo Assu, que tem cerca de 3 mil hectares.

Desde 1998 a Armando Ribeiro não tem as comportas totalmente cheias. As últimas aconteceram em 1985 e 1994.

Fonte: Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário