sábado, 26 de setembro de 2015

Equipe avalia ações desenvolvidas em hospital regional de Caraúbas

Uma equipe do da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) visitou o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, em Caraúbas, para verificar as atividades desenvolvidas na Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) – título conquistado pela unidade desde 1997.

O título de hospital Amigo da Criança é concedido pela Unicef/Ministério da Saúde àquelas unidades que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno, desenvolvendo com êxito os “Dez Passos” para o sucesso da amamentação.

Em 2014 a portaria 1.153 do Ministério da Saúde redefiniu os critérios de habilitação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança, ampliando as ações para atender a saúde integral da criança e da mulher, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Estamos muito satisfeitos com o resultado da avaliação. Com a implantação da Rede Cegonha teremos mais condições de oferecer uma assistência do trabalho de parto ao nascimento, com mais qualidade em todos os aspectos. Já estamos adotando ações educativas articuladas com a Atenção Básica, de modo a informar à mulher sobre a assistência que lhe é devida, do pré-natal ao puerpério, visando ao estímulo das Boas Práticas de Atenção ao Parto e ao Nascimento, na forma da Recomendação da OMS no Atendimento ao Parto Normal e conforme a nova portaria do Ministério da Saúde”, disse a diretora geral, Maria Elisabete Fernandes.

Segundo a coordenadora do Programa de Aleitamento Materno do hospital, Erione Pinheiro Belém, a avaliação anual é muito importante para o fortalecimento das ações, uma vez que, em conjunto com os técnicos da equipe de avaliadores, é possível corrigir as disfunções e promover as adequações com conhecimento técnico.

Na avaliação foram entrevistados pacientes e profissionais, os instrumentos utilizados no programa foram analisados, assim como material informativo e educativo das ações realizadas na Semana Mundial da Amamentação 2015.

Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário