segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Pluviômetro Automático é instalado em Campo Grande

O Pluviômetro Automático foi instalado na Fazenda Veneza zona rural de Campo Grande

Foi instalado na última quarta-feira (16) em nosso município, mais precisamente na Fazenda Veneza, um Pluviômetro Automático que tem como objetivo ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil. A instalação é fruto do projeto "Pluviômetros Automáticos" que visa melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais em nosso país. 

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local. Os equipamentos que foram instalados pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) em parceria com a secretaria municipal de obras, enviam os dados de forma automática e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, foi necessário que fosse instalado em local descoberto para que não houvesse obstáculos que pudessem interferir na quantidade de chuva captada.

O projeto “Pluviômetros Automáticos” consiste na instalação de pluviômetros automáticos em locais próximos a áreas de risco de desastres naturais, sendo necessário o estabelecimento de parcerias com entidades que possam abrigar este equipamento. Estas entidades formarão uma importante rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

A função da entidade parceira será fornecer o local para a instalação do equipamento, permitir acesso aos profissionais de manutenção (fornecidos pelo CEMADEN), zelar pela conservação do aparelho e comunicar eventuais problemas.

Fonte: Blog Vereador Vagner Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário