sábado, 26 de setembro de 2015

Por mais segurança, paz e até a volta do "Caçador", população de Umarizal sai as ruas em protesto

“Unidos somos mais fortes”. Com esse lema a mobilização “Unidos pela Paz de Umarizal”, saiu as ruas na tarde dessa sexta-feira, 25, para protestar e cobrar dos governantes e políticos – do município e do Estado - reforço na segurança pública de Umarizal. Na última segunda feira, 21, após meses sem registro de homicídios, a cidade assistiu o assassinato de dois jovens, um deles, vítima de uma bala perdida em plena praça pública durante os festejos alusivos ao padroeiro. Francisco Lucas tinha 17 anos e foi lembrado no protesto.

A manifestação teve início no largo dos Colégios, em frente à Escola Estadual 11 de Agosto, onde Lucas estudava. Em motos, carros e caminhando, dezenas de umarizalenses participaram do ato. Amigos de Lucas carregaram cartazes, fotos e até a camisa do time que Lucas torcia.
A mobilização percorreu o centro, entrada da cidade, passando pela RN 117 e seguindo para o bairro São José. Na Rua Tabuleiro Grande, em frente à casa da família de Afonso, alvo dos tiros dessa última segunda, os participantes respeitaram um minuto de silêncio. “Não só o Lucas perdeu a vida, e impendente de errado ou não, a gente tem que respeitar a dor da família”, disse um dos integrantes do ato.

A segunda parada aconteceu ao lado da Igreja do bairro São José. Um dos participantes da carreata, o radialista Agmar Dutra enalteceu a força do movimento, mas lamentou a fato de muitas não terem saído as ruas para participar.

“Não dá mais para engolir tanta insegurança, não só em Umarizal, mas em toda região oeste. É todo dia matando um, todo dia morrendo gente e a população calada sem se reunir. Eu fico triste porque ainda não é a quantidade de gente que deveria estar aqui. Muito mais deveria estar aqui porque essa é a hora do povo gritar e dizer: Eu quero uma resposta”, disse.
A mobilização se encerrou na praça João Florêncio, no centro. A organização do movimento “Unidos pela Paz de Umarizal”, destacaram que o ato dessa sexta foi o primeiro de outros que irão acontecer “Até que a sociedade de Umarizal tenha a resposta das nossas reivindicações. Queremos segurança. Queremos paz”.

Caçador foi lembrado

Além do branco, simbolizando a paz e das camisas homenageando o adolescente Lucas, a manifestação dessa sexta-feira, 25, também cobrou a volta do “Caçador”. Dezenas de participantes usaram uma camisa com a frase “Volta Caçador”, estampada.
O agente da Polícia Civil, Érick Guerra é apontado pela população com um dos responsáveis pela redução da criminalidade no município de Umarizal, junto às demais forças de segurança da cidade. O agente ficou conhecido pela atuação presente junto da comunidade, participando inclusive de palestras educativas, eventos e projetos sociais desenvolvidos em Umarizal.

Hoje, Érick está trabalhando em Currais Novos, no Seridó potiguar. Apesar da saída a alguns meses, todos os dias a população lembra do policial e cobra seu retorno através de mensagens nas redes sociais. A Hashtag #VoltaCaçador é uma das publicações mais utilizadas.

Os apoiadores do retorno do Caçador acreditam que, apesar do bom trabalho que vem sendo desempenhado pelas policias em Umarizal, a presença do agente é um reforço importante e não pode ser dispensada. “Agora é aguardar as respostas dos governantes a todas as nossas reivindicações”, pontuou um participante da mobilização.

Fonte: O Umarizalense

Nenhum comentário:

Postar um comentário