terça-feira, 27 de outubro de 2015

Festival da Cultura e sua história

A Festa Municipal da Música chega a sua 7ª edição como o encontro mais esperado e importante da música campo-grandense. Seu conceito se ampliou ainda mais nos últimos anos com a participação maciça dos músicos locais e, hoje, é referência para artistas e público, atraindo a atenção dos meios de comunicação da região.

O maior encontro da Música campo-grande celebrará a escolha da mais bela voz de nossa cidade e certamente ficará na memória de todos aqueles que participarem da edição 2015.

Por sua particularidade, o evento se diferencia de outras propostas e se tornou agenda aguardada, todos os anos, por músicos, divulgadores, patrocinadores, comerciantes e o pelo público em geral, envolvidos direta ou indiretamente na criação e difusão de todos os segmentos artísticos de nossa cidade.

A atual Festa Municipal da Música nasceu com outro nome: chamava-se Festival da Cachaça. Já no seu primeiro ano, reuniu grandes nomes da Música nordestina, sempre privilegiando os artistas locais.

Passados mais de seis anos, o evento volta a ser realizado, em versão mais moderna e ampliada, com a realização da etapa final do concurso Nossos Talentos, que escolherá a mais bela voz de Campo Grande. 

O evento é oportuno, pois o meio musical necessita de incentivo para sobressair do momento delicado, com vários problemas e incógnitas sobre o futuro. O encontro vai colaborar, também, para elevar a autoestima do setor, colocando os artistas locais nas vitrines da música do estado.

Hoje, completando 07 anos de festival, a Festa Municipal da Música está consolidada como o maior encontro musical de Campo Grande. Apesar da modernização, a essência permaneceu a mesma. Um evento sem rótulos, que já congregou quase todos os artistas locais, que além de se apresentarem num grande palco, recebem um cachê digno para a valorização de sua arte.

O festival surgiu em 2009, quando Vagner Souza – então vereador – decidiu criar uma festa que divulgasse os artistas locais, fomentando a geração de emprego e renda em nosso município, impulsionando assim todos os segmentos da economia local durante o evento.

Já o concurso Nosso Talentos teve o intuito de resgatar o evento bem tradicional em nossa cidade, mais que há anos não era mais realizado. Estou falando do concurso “A Mais Bela Voz”, realizado por muitos anos pela a Rádio Rural de Mossoró.

Com o número de participantes crescendo a cada ano, e com a obra da BR-110 não havia mais como realizar o evento na Via Costeira, sendo o evento transferido para o largo do mercado municipal no ano passado. O novo local oferecia toda a infraestrutura para a realização da grande festa. Então, desde 2014 que o evento ocorre em frente ao mercado sendo esse o melhor local para a realização de shows em nossa cidade.

Passaram pelo palco do Festival os artistas: José Orlando, Forró do Bakana, Jandy do Acordeon, Chamego Novo, Magnatas do Forró, Sirano e Sirino, Pé de Ferro, Carlos Alexandre Junior, Farra do Chefe, Swing de Luxo, Giannini Alencar, Márcio Show e Forró de Luxo.

Neste ano, o evento será aberto com a realização da etapa final do concurso Nossos Talentos que premiará as três melhores vozes de Campo Grande, seguido dos shows das bandas: Poder da Pegação, Forrozão Chamego Novo e Brilhantes do Forró.

O evento será realizado dia 14 de novembro, às 20h, no largo do mercado público municipal.


Fonte: Blog do Vereador Vagner Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário