quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Um ano sem o símbolo da cultura popular, o cearense “Seu Lunga"

No dia 22 de novembro de 2014, o Nordeste perdia um símbolo da cultura cearense, o sucateiro Seu Lunga, eternizado pelo mal humor e sabedoria popular. Joaquim dos Santos Rodrigues, o Seu Lunga, morreu aos 87 anos, no município de Barbalha, no Ceará.

O sucateiro destacou-se na cultura popular como grande cordelista. Com um humor atípico, Seu Lunga odiava perguntas bobas e para elas, tinha sempre uma resposta na ponta da língua.

Após um ano sem o grande personagem, impossível não lembrar de Seu Lunga, que foi da sucataria a poesia cearense, tornando-se conhecido em todo o Nordeste e no Brasil.

Dono de contos e causos, uma das piadas atribuídas a ele, tornou-se conhecida nacionalmente. Reza a lenda que certa vez Lunga caminhou alguns metros até um bar próximo a sua residência, nas imediações da Capela do Socorro, onde está sepultado oo corpo de Padre Cícero, e pediu que o proprietário colocasse uma música. Consternada, a dona teria respondido: “Não posso. Meu marido morreu”. Seu Lunga, irritado, retrucou: “E ele por acaso levou os discos pro caixão?”.

No domingo, 22, faz um ano da partida de Seu Lunga. O jornal cearense, “O Povo” produziu uma reportagem especial sobre o personagem. Veja AQUI

Veja VÍDEO onde Seu Lunga ensina como comprar, vender e cumprimentar: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=5mSTrl2t0VI

Mossoró Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário