terça-feira, 28 de junho de 2016

Prefeito de Campo Grande, Bibi de Nenca, recebeu o Título de "Prefeito Amigo da Criança"

O prefeito Francisco das Chagas Eufrasio Vieira de Melo (Bibi de Nenca) foi um dos 102 prefeitos premiados na edição 2013-2016 do Programa Prefeito Amigo da Criança. Dos 5.570 municípios brasileiros, 1.542 aderiram ao programa e somente 102 foram premiados. No Rio Grande do Norte foram premiados apenas dois municípios: Campo Grande e Viçosa.

Para que Prefeitas e prefeitos avançassem na agenda do Programa foi necessário cumprir os pressupostos de participação, nomeando um articulador, constituindo a Comissão Municipal de Acompanhamento e Avaliação (CMAA) e comprovando a existência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. O articulador de Campo Grande foi o professor e ex-secretário municipal de educação, Raniere Moreno.

A Fundação Abrinq disponibilizou algumas ferramentas metodológicas de orientação e subsídio técnico a fim de conceder o apoio necessário para os municípios participantes e aumentar a integração entre os interessados e responsáveis por políticas sociais para a infância e adolescência.

O município de Campo Grande elaborou o Plano Municipal para Infância e Adolescência (PMIA), pois o prefeito acredita na importância de políticas públicas intersetoriais, articuladas e bem geridas, formuladas a partir de amplo diagnóstico e da participação conjunta de diversos atores do governo e da sociedade civil; Elaborou e implantou o Orçamento Criança (OCA) de acordo com a Metodologia de interpretação do orçamento público que permite a desagregação dos gastos com crianças e adolescentes; e, Preencheu o Mapa PPAC com questionários eletrônicos utilizados para avaliar e orientar diagnósticos sobre a realidade local através do monitoramento de 212 indicadores sociais.

Vencidas todas essas etapas Campo Grande recebeu o Reconhecimento Pleno, concedido aos municípios cujos gestores cumpriram toda a agenda proposta pelo Programa, evoluíram significativamente nos indicadores sociais, implantaram processo de planejamento de longo prazo e fortaleceram o Sistema de Garantia de direitos. 

A SEMEC e o site Portal CG RN parabeniza o trabalho do Prefeito Bibi em sua gestão, sempre preocupada em trazer melhorias ao nosso município.

SEMEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário