sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Abatedouro Público Municipal de Campo Grande entra em fase de operação

O abatedouro público municipal, Francisco Henrique de Lucena, de Campo Grande/RN, inaugurado recentemente pela administração municipal, já se encontra em fase de operação, ontem (08) à tarde foi abatido o primeiro boi naquela unidade de abate de bovinos, caprinos, ovinos e suínos. 

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Irene Galdino, a previsão inicial é de que sejam abatidos semanalmente uma média de 20 bovinos, sendo que esse número tende a aumentar ao longo do tempo. A secretária explicou que os abates ocorrerão as terças-feiras, quintas-feiras e aos sábados, e que todos os criadores e marchantes do município podem realizar o abate de seus animais em um local apropriado, que atende as normas técnicas dos órgãos de sanidade animal e de controle ambiental, com a garantia do selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). 

O SIM visa o controle da qualidade dos produtos de origem animal, como carnes, queijo, ovos, entre outros, inspecionando a sanidade animal, o local e a higiene, certificando com selo de garantia todos estes produtos. “A partir do SIM é possível fornecer ao consumidor final um produto de qualidade, evitando riscos à saúde dos cidadãos e possibilitando aos pequenos produtores uma alternativa segura para o abate e a comercialização dentro das normas legais de higiene, de bovinos, caprinos, ovinos e suínos”, disse a secretária Municipal de Agricultura, Irene Galdino, que é assistente social do SIM, que conta ainda com o médico veterinário Dr. Edson Veras Filho, e o nutricionista Mário Marcio. 

O abatedouro municipal está vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Abastecimento, e será administrado pela Associação Municipal de Abate e Beneficiamento de Animais – AMABA, que é composta pelos seguintes membros:

Francisco Antonio Gurgel Pinto – Presidente

José Nilson Gondim Farias – Vice Presidente

Antonia Katiane Rocha Gondim – Secretária

Francisco Fernandes Pimenta – Tesoureiro

Jeronimo Aires Viana Filho – Coordenador Administrativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário