terça-feira, 20 de setembro de 2016

Exposição à luz pode aumentar desejo sexual masculino, diz estudo

 
A exposição à luz clara pode elevar níveis de testosterona nos homens e aumentar a satisfação e o apetite sexual em indivíduos com baixa libido. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade de Siena, na Itália.

De acordo com os pesquisadores, a exposição regular a uma luz clara pela manhã- semelhante ao mecanismo utilizado para tratar depressão sazonal- melhora a vida sexual dos homens.

Segundo o professor Andrea Fagiolini, que coordenou o estudo, o tratamento pode ser útil durante os meses de inverno no Hemisfério Norte, quando os dias costumam ser mais escuros.

“No Hemisfério Norte, a produção de testosterona do corpo cai naturalmente de novembro a abril, e depois sobe de forma constante durante a primavera e o verão, registrando pico em outubro”, diz o pesquisador.

O baixo desejo sexual pode afetar um número significativo de homens depois dos 40 anos. Alguns estudos relatam que cerca de 25% dos homens relatam problemas com a vida sexual.

Para realizar o estudo, a equipe da Universidade de Siena recrutou 38 homens diagnosticados com qualquer disfunção relacionada ao desejo sexual, caracterizados pelo baixo interesse sexual.

Os pacientes foram divididos em dois grupos. No primeiro, os homens receberam um tratamento regular com uma caixa de luz brilhante. No segundo grupo, a caixa de luz foi adaptada para fornecer menos luminosidade.

“Encontramos diferenças bastante significativas. Antes do tratamento, ambos os grupos tinham uma pontuação de satisfação sexual de dois pontos em 10. Após o tratamento, o grupo exposto à luz clara passou a registrar notas em torno de 6,3. Por outro lado, aqueles que foram expostos à baixa luminosidade tinham nota 2,7.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário