sexta-feira, 23 de junho de 2017

Especialista recomenda usar bandeja amarela com detergente para capturar grilos dentro de casa

 
“Cri-cri-cri”. O conhecido barulho emitido pelos grilos tem irritado, e muito, os mossoroenses nos últimos dias. Não é difícil encontrar relatos de pessoas incomodadas com a grande quantidade desse tido de inseto espalhada por praticamente toda a cidade.
 
Para saber o que tem ocasionado essa grande quantidade, o MOSSORÓ HOJE procurou o Entomologista (especialista em insetos) Maurício Sekiguchi, também professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). O especialista dá dicas de como afastar o grilo das residências. 
 
Uma das medidas alternativas para diminuir a quantidade dos insetos em casa é utilizar uma bandeja, de cor amarela, com água e detergente, e deixar que eles entrem na “armadilha” e acabem morrendo.
 
“É uma alternativa. Na agricultura, há a utilização de fungos e protozoários, o que não é recomendado para a zona urbana, assim como também orientamos à população a não recorrer a produtos químicos, como inseticidas, pois os ricos são bem maiores do que a própria presença dos grilos”, conclui Maurício Sekiguchi.
 
Maurício Sekiguchi explicou que, entre as possíveis causas da multiplicação desse inseto na cidade, está o fato de Mossoró e região ter registrado um período chuvoso melhor do que o dos anos anteriores.
 
Com as chuvas, os grilos e outros tipos de insetos, “acordaram” de um período de dormência, ou seja, estavam hibernando, e foram em busca de fontes de alimentos, já que são herbívoros. “Houve, então, um estímulo biológico, com água, umidade, condições propícias para o crescimento dessa população de insetos, que se reproduzem muito rapidamente. Eles já nascem praticamente com o formato de adulto, apenas sem asas, pouco dias depois já começam a copular”, explica Sekiguchi.
 
O professor destaca que com o fim do período chuvoso, os grilos deverão voltar ao período de dormência, já que a previsão é de um novo ciclo de estiagem e, dessa forma, haverá menos fontes alimentares para esses insetos. “A quantidade de plantas vai diminuir, então agora é esperar o ciclo natural ter sequência”, revela.
 
Ainda segundo o entomologista, não é normal que os grilos sejam encontrados, em grande quantidade, dentro de residências. “Como herbívoros, eles buscam distância da área urbana, o que acontece é que Mossoró, por exemplo, cresceu no entorno de sua zona rural, é como se estivéssemos invadindo esse espaço. Outra explicação é que os grilos procuram locais com maior claridade para a cópula”, detalha.

Sekiguchi também acrescenta que não há riscos da população contrair algum tipo de doença em virtude da presença dos grilos. “Além do incômodo causado, e do fato deles se alimentarem das plantas, não há qualquer risco de contágio de doença. As pessoas podem ficar tranquilas”, assegura o professor.

Portal Mossoró Hoje 

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário