sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Projeto do Vereador Vagner Souza corrige erro histórico e Campo Grande passará a comemorar emancipação política em data correta

Na manhã desta sexta-feira (22/09), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou em primeira discussão, o Projeto de Lei de autoria do vereador Vagner Souza (PSDB) subscrito pelo vereador Nilso Júnior, que corrige a data de emancipação política do município de Campo Grande.

Por muitos anos, a data mais importante do município é comemorada de forma equivocada no dia 05 de abril, data em que se comemora o aniversário natalício do Coronel Pompeu Jácome – primeiro prefeito constitucional de Campo Grande. Somente agora, a cidade passará a comemorar sua emancipação política no dia 04 de setembro, dia e mês corretos.

"Finalmente, estamos vendo a história levada a sério e o 04 de setembro está sendo oficialmente considerado como o nascimento do município de Campo Grande”, destaca Vagner Souza. A fundamentação para o projeto que corrige a data da emancipação política de Campo Grande foi feita com base na Lei Provincial nº 414 de 1858 que criou o município de Campo Grande, elevando-o a sede administrativa e desmembrando-o do Município de Assu.

A referida proposição atende um apelo de vários estudiosos e historiadores de Campo Grande que buscavam tal correção, de maneira a se comemorar a emancipação política na data em que efetivamente o referido acontecimento histórico se deu. Em vista disso, foram realizadas várias consultas e por fim a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, atendendo à solicitação do vereador Vagner Souza, procedeu buscas nos arquivos históricos fornecendo a cópia da Lei Provincial nº 414 de 04 de setembro de 1858, que elevou o povoado de Campo Grande a condição de vila, atribuindo a posição de sede administrativa.

A aprovação do projeto é uma relevante contribuição para posteridade, que fará com que a partir de 2018 - ano em que o Município de Campo Grande comemorará 160 anos de emancipação – tal fato histórico seja celebrado na data correta.

Por outro lado, deve-se reconhecer a importante contribuição dada pelo Coronel Pompeu Jácome ao nosso Município, de modo que esta proposição rende uma justa homenagem àquele que foi o primeiro prefeito constitucional do Município e o prefeito mais velho do Brasil, deixando o dia 05 de abril – dia do seu aniversário – como data comemorativa, embora não mais feriado municipal.

A lei institui ainda que seja impresso na bandeira do município o dia 04 de setembro de 1858.

Blog do Vereador Vagner Souza

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário