quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Cego há 22 anos, agricultor faz colheita de jaca através do cheiro em Martins

 
Há 22 anos cego, o agricultor Cleiton Gurgel trabalha no cultivo de jaca desde pequeno no sítio Lagoa Nova, localizado na zona rural de Martins. Ele revela que, para fazer a colheira do fruto, desenvolveu um método especial: quando criança aprendeu a técnica para subir nas árvores e o local exato de onde os frutos estão ele descobre através do cheiro. 
 
"A gente sai com o dedo batendo, aí tem o conhecimento da que tá de vez pra que tá verde. Aquela que for de vez a gente vai tirando, a verde vai deixando, chego sinto o cheiro, saio procurando até onde ela tá, bato, sinto que ela tá fofinha, eu tiro", explica o agricultor.
 
O trabalho do produtor rural é feito com o apoio da família. A esposa, Verônica Oliveira, diz que se preocupa com o marido, embora ele nunca tenha registrado nenhum acidente durante todos esses anos.
 
Ao G1 RN, Cleiton disse que em 2016, a colheira da jaca foi de cerca de 5 mil frutos, e a expectativa para este ano é colher mais de 8 mil. Em sua propriedade, há 160 jaqueiras, que produz há mais de 100 anos. As frutas são comercializadas em vários cidades da região, como Pau dos Ferros, Apodi e Lucrécia.
 
"Vem do tempo dos meus avós e a gente continua preservando", finaliza Cleilton.
 
Portal Mossoró Hoje

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário