segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Secretaria de Educação de Campo Grande realiza aula inaugural do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer (SEMEC) realizou na tarde desta quarta-feira (29/11) a aula inaugural da formação continuada para o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A formação é voltada para os professores que atuam na Pré-escola, no ciclo do 1º ao 3º ano e também para Articuladores e Mediadores do Programa Novo Mais Educação (PNME). O evento ocorreu no auditório Professora Maria Barbosa, nas dependências da SEMEC.

Presente na aula inaugural, a Secretária Municipal de Educação, Geovanna Medeiros Fernandes, destacou a importância da alfabetização da criança na idade correta, para que ela possa desenvolver adequadamente o aprendizado.
O coordenador e responsável pelo PNAIC no município é o Prof. Ms. José Jales de Souza. Ele explicou que este é o quarto ano de formação, já que o município assumiu o compromisso com o pacto em 2013. 

Neste ano a formação contou com 60 inscritos e também foram abertas vagas para coordenadores pedagógicos. A idéia é que os coordenadores acompanhem e possam desenvolver estratégias melhores junto aos professores para atingir as metas de alfabetização. 

Os responsáveis por ministrar a formação foram os orientadores de estudo do município, que são: o supervisor José Keops Pimenta de Araújo, a professora Ana Bartira da Silva Moura e o técnico Felipe Laydson de Melo Fernandes. A formação continua até o mês de maio de 2018.


Sobre o PNAIC 
 
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.












Blog da SEMEC 

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário