quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Policial chora ao falar sobre possível prisão; "Hoje essa algema pode ser usada contra mim"

 
Usando algemas nos punhos, dezenas de policiais civis do Rio Grande do Norte se apresentaram na manhã desta quarta-feira, 03/01, na sede da Delegacia Geral de Polícia Civil, em Natal, para serem presos. Um policial civil chorou ao relatar para a imprensa sobre a possibilidade de ser preso.
 
"Eu utilizei essa algema aqui durante toda minha carreira policial, foram centenas de pessoas presas para o bem da sociedade, e hoje essa algema pode ser usada contra mim, é duro, a gente chegou numa condição difícil, peço desculpas, mas falta equilíbrio, não temos dinheiro no bolso, não temos comida da mesa", relatou Nilton Arruda, presidente do Sinpol-RN, pedindo desculpas ao repórter da TV Ponta Negra, pelo choro.
 
Os agentes de segurança realizam paralisação desde o dia 20 de dezembro. O protesto é contra o atraso de salários. 
 
No fim de semana, o desembargador Cláudio Santos, da Justiça Estadual, determinou a prisão dos policiais (tanto militares quanto civis) que incentivassem, promovam ou defendam a paralisação.
 
A decisão de Cláudio Santos gerou polêmica e deixou muita gente revoltada nas redes sociais, além da própria categoria. 
 
Os policiais civis estão trabalhando em regime de plantão. Ontem, o Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol-RN) realizou assembleia, onde foi decidido pela maioria que a paralisação deve continuar, mesmo correndo o risco de serem presos. 
 
Quem também realiza paralisação é a Polícia Militar. Desde o dia 19 de dezembro, os PMs só saem às ruas com as viaturas e equipamentos que estão dentro das normas de segurança. É a Operação Segurança com Segurança.
 
Por conta da redução do efetivo nas ruas, a violência deu um grande salto, em Mossoró e Natal. O Governador Robinson Faria pediu ao presidente Temer a presença das Forças Armadas como forma de reforçar a segurança.
 
Os militares estão no RN desde o último sábado. Cerca de 3 mil estão em Mossoró e Natal, onde ficarão até o dia 12 de janeiro. 
 
Os policiais militares e civis do RN cobram o pagamento de salários e melhores condições de trabalho. O Estado informa que os salários não estão sendo pagos em dia por conta da queda da arrecadação, resultante da crise financeira.
 
Robinson chegou a pedir socorro financeiro ao Governo Federal, mas foi barrado pelo Ministério da Fazenda, após uma recomendação do Tribunal e Ministério Público de Contas.

Portal Mossoró Hoje 

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário