sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Relembre como era o Carnaval de Upanema

Do Jornal de Fato em 2007

Investimento em segurança consolida Carnaval de Upanema

O ano de 2007 serviu para consolidar de vez o carnaval de Upanema como um dos maiores e o mais tranqüilo do Estado. Com um investimento pesado em segurança, o município não registra nenhum incidente grave há mais de sete anos no período momesco. Para um evento tão grandioso e, que envolve milhares de pessoas, o carnaval de Upanema segue na contramão do que ocorre no estado. Ou seja, enquanto o índice de violência no carnaval aumentou no RN, em Upanema diminuiu. 
 
Apenas duas prisões foram registradas durante os quatro dias. O motivo das prisões foi a pesca irregular na barragem de Umarí, já que agora é o período do defeso. Nenhuma prisão relacionada diretamente ao evento carnavalesco.

A cultura pacífica do povo de Upanema também é responsável pela tranqüilidade da festa. Mas, é importante ressaltar a preocupação da organização em proporcionar ao folião a tranqüilidade necessária para a brincadeira carnavalesca. A segurança não está ligada somente à Polícia Militar e à segurança privada. Eles são peças fundamentais para o processo funcionar bem. Mas, a iluminação e a interdição das ruas, as ambulâncias, a limpeza realizada durante o evento, os salva-vidas fazem parte da segurança do folião.
 
“Tudo contribui para a paz e a segurança”, ressaltou Anaximandro Eudson, um dos diretores do evento. No total, mais de 70 homens estiveram envolvidos na segurança do evento. Uma das preocupações da organização do evento era a fuga de bandidos da cadeia de Caraúbas para o município. Mas, o incidente não atrapalhou a realização do carnaval. A segurança já conhecida no evento serviu para garantir a calma dos visitantes. 
 
Além da segurança, as atrações musicais encantaram os foliões. A festa começava no período da manhã no Rio Upanema. Em seguida a galera se divertia no tradicional mela-mela, com as bandas Inala, Lane Cardoso e Dona Menina (BA). À noite, a festa ficou por conta da banda local, Timbalasamba. A sonorização foi feita pelo renomado Trio Anaconda.

O grande sucesso agradou bastante a organização do evento, que considera o investimento em segurança e uma boa estrutura como fonte de atração dos foliões a cada ano. Quem foi ao carnaval de Upanema ficou com a certeza de que encontrou um lugar de gente feliz e ordeira. Tudo que se precisa para fazer uma boa festa de carnaval. 
 
Esse ano, o carnaval registrou um grande aumento no número de foliões durante os quatro dias. Milhares de pessoas invadiram a cidade e confirmaram que Upanema é “O carnaval que mais cresce no RN”.

Nota do Blog Contexto Upanemense: A cidade de Upanema era conhecido como o que mais crescia no RN.

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário