terça-feira, 6 de março de 2018

Comarca de Campo Grande recebe projeto Conexão Direta


Em prosseguimento ao novo ciclo de audiências públicas promovidas pela Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) para debater o funcionamento do Poder Judiciário do Rio Grande do Norte, depois de visitar as comarcas de Santo Antônio e Macaíba, a Comarca de Campo Grande recebeu, na manhã de sexta-feira (02/03), no Salão do Júri Desembargador Olavo Fernandes Maia, do Fórum Municipal Desembargador Zacarias Gurgel Cunha, a terceira Audiência Pública realizada pelo Órgão em 2018.

O projeto Conexão Direta visa à participação da sociedade no planejamento de ações e atividades que venham a beneficiar a população atendida pelos serviços do Poder Judiciário, bem como levar a cada um dos participantes das audiências públicas informações sobre a justiça norte-riograndense, seus caminhos e sua missão.


Nas audiências, a equipe da Corregedoria, através de explanação e exibição de um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TJRN, aborda o tema da adoção para o público presente. Uma demanda recorrente nas audiências é sobre o estudo de redistribuição dos ofícios extrajudiciais, demanda que já é alvo de uma das Metas do CNJ.

Já na edição de Macaíba, a professora aposentada Nilbaneide revelou que soube da audiência pública através das redes sociais e que ficou admirada com o fato de que “nesse momento do país o Judiciário tem a preocupação de chamar a população para ouvi-la”, agradeceu e parabenizou o TJRN pela iniciativa.
 

Em Campo Grande,a desembargadora foi recepcionada pela Banda Municipal Monsenhor Militão Benedito de Mendonça, cujo maestro é Mateus Soares. No Salão do Júri, a público compareceu para ouvir a Corregedoria e fazer questionamentos, elogios ou críticas. A plateia era composta por advogados, defensores públicos, professores, procuradores, tabeliães, militares, empresários, trabalhadores, líderes sindicais, conselheiros tutelares, estudantes da Escola Joaquim Leal Pimenta, universitários e jornalistas.
 

Diálogo

O juiz diretor do Foro Mark Clark falou da satisfação de receber a população de Campo Grande, Janduís, Triunfo Potiguar e Paraú para ouvir suas demandas, bem como da presença da Corregedoria na Comarca e elogiou o trabalho desempenhado pelo seu antecessor, o juiz Tiago Fontelles, o que o faz acreditar que tem um desafio grande de continuar a prestar a jurisdição com a qualidade e a eficiência que ele deixou na Comarca em dois anos.
 

“Eu dou as boas vindas à corregedora Geral de Justiça, desembargadora Zeneide Bezerra, a quem recebo com toda a reverência que deve ser destinada à Corregedora Geral e Justiça, com o respeito de receber a colega e com o carinho enorme de receber a nossa madrinha, a madrinha da nossa turma. Ela é considerada por todos nós, juízes, que temos um carinho muito grande por desembargadora Zeneide. Eu a recebo de braços abertos aqui na nossa casa. Seja sempre bem vinda, pois não é todos os dias que nós temos a satisfação e a oportunidade de ter um desembargador e a Corregedora Geral de Justiça na Comarca e ainda mais dois juízes”, comemorou.

A corregedora geral de justiça, desembargadora Zeneide Bezerra fez uma explanação do sobre o órgão que dirige, o que faz a Corregedoria, qual o seu papel, bem como explicou o porquê a Corregedoria estava na Comarca de Campo Grande, ou seja, o grande objetivo que é se aproximar da sociedade norte-riograndense para que a justiça melhores os seus serviços. Ela comemorou o fato do TJRN ter conquistado o Selo Ouro do CNJ, sendo o primeiro tribunal em produtividade do país, mesmo sem tecnologia de ponta e mesmo sem uma estrutura física e humana ideais.
 

Ela falou dos elementos que compõem o projeto: inspiração (creditada ao povo quando do momento de fazer o planejamento estratégico do órgão para 2017/2018); criatividade, disciplina, trabalho árduo e determinação. Tudo para melhorar a justiça potiguar, juntamente com a Presidência do Tribunal de Justiça, em um trabalho conjunto. Ou seja, o objetivo maior é o jurisdicionado.

Demandas locais

A equipe da Corregedoria colheu elogios da população, que se mostrava feliz em ver a Justiça chegar ao povo da Região do Alto Oeste Potiguar, em ouvir a comunidade e saber o que a comunidade local realmente necessita. “A gente já ver o Poder Judiciário realmente preocupado com o povo. A gente espera que essa parceria continue, que muito ajuda a nossa comunidade. Parabéns, desembargadora Zeneide, por esta iniciativa”, parabenizou a controladora do Município de Janduís.
 

Entre os questionamentos feitos estão: como solicitar a realização do Programa Justiça na Praça nas comarcas; capacitação de crianças e adolescentes através de destinação de recursos de penas alternativas e de outras fontes; atuação dos conselheiros tutelares; se TJRN tem algum projeto de justiça itinerante para ir às comunidades carentes; ações de combate à violência contra a mulher, capacitação para os servidores que atendem as vítimas, ou palestras para agressores e vítimas, entre outros questionamentos, todos respondidos pela corregedora ou pelos juízes Mark Clark e Tiago Fontelles.
 

Compuseram a mesa das autoridades a desembargadora Maria Zeneide Bezerra; o juiz diretor da Comarca Mark Clark Santiago Andrade; Francisca Lúcia Gurgel Bezerra, representante da OAB; o juiz Tiago Lins Coelho Fontelles, que foi juiz na Comarca; o Prefeito de Campo Grande Manoel Fernandes de Goes Veras, que representou os demais prefeitos que compõem a Comarca de Campo Grande; o vereador Admilson Fernandes de Melo "Nilson Junior", presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, também representando os presidentes de Câmara Municipais dos demais municípios.
 








Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário