quarta-feira, 18 de abril de 2018

Barragem Armando Ribeiro já aumentou 5,2 metros em seu volume de água; faltam 15 para sangrar

 
A Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu, até às 7 horas da manhã desta quarta-feira, 18/04, já tinha aumentado 5,20 metros em sua lâmina de água.
 
O principal reservatório de água doce do Rio Grande do Norte estava com apenas 11% de sua capacidade total de armazenamento, que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos de água.
 
Na manhã desta quarta-feira, conforme medição feita pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, já está com 22%, o que equivale a 547 milhões de metros cúbicos de água.

E o volume de água que chega a Barragem é muito grande. Segundo o DNOCS, o reservatório está subindo de 90 centímetros a um metro de água por dia.
 
Isto graças às chuvas fortes na região Seridó, Alto Sertão da Paraíba e uma parte das cidades do Rio Grande do Norte, que deságua dentro do reservatório.
 
A Armando Ribeiro abastece mais de 40 cidades da região Oeste, Seridó, Central, Vale do Açu e parte da cidade de Mossoró. Também irriga uma área aproximada a 30 mil hectares.
 
Este reservatório foi construído início da década de oitenta. Sua primeira grande sangria foi em 1985 e sua última foi há dez anos. No início de 2018, estava em volume morto.
 
Açude do Mendubim
 
Outro Açude Público de grande porte que está tomando muita água na região de Assu é o Mendubim, que tem capacidade de armazenar até 77 milhões de metros cubicos de água. Este reservatório começou a receber um grande volume de água desde segunda, quando o Açude do Beldroega, de Paraú, começou a sangrar para dentro dele. Para se ter uma idéia, em 24 horas, o Mendubim subiu 3 metros em sua lâmina de armazenamento e está fazendo apenas dois metros para começar a sangrar.
 
 
Portal Mossoró Hoje 

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário