terça-feira, 3 de abril de 2018

Emancipação Política de Campo Grande/RN

NOTA OFICIAL

Por força da Lei nº 339, datada de 23 de outubro do ano de 2017, originada do Poder Legislativo e sancionada por esta Edilidade, foi alterada a data da emancipação política do nosso Município para 04 de setembro, cujo dia será anualmente feriado municipal.

As providências de praxe e as atividades em comemoração ao aludido dia ficarão por conta da administração pública municipal, mediante prévio planejamento e as condições financeiras da Prefeitura.

Campo Grande/RN, 3 de abril de 2018.

Manoel Fernandes de Gois Veras

Prefeito Municipal


NOTA: Emancipação Política de Campo Grande – Vereador Vagner Souza


Caros conterrâneos, por muitos anos, a cidade de Campo Grande celebrou de forma equivocada, a sua emancipação política no dia do natalício do Coronel Pompeu Jácome, em 05 de abril.

Porém, de forma a corrigir esse erro, a lei municipal nº 339 de 23 de outubro de 2017, de minha autoria, subscrito pelo vereador Nilson Junior, alterou o feriado municipal do dia 05 de abril para o dia 04 de setembro, de maneira a se comemorar a emancipação política na data em que efetivamente o referido acontecimento histórico se deu.

A referida lei atendeu um apelo de vários estudiosos e historiadores de Campo Grande que buscavam tal correção. Em vista disso, foram realizadas várias consultas e por fim a Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, atendendo a nossa solicitação, procedeu buscas nos arquivos históricos e nos forneceu cópia da Lei Provincial nº 114 de 04 de setembro de 1858, que elevou o povoado de Campo Grande a condição de vila, atribuindo a posição de sede administrativa.

Por outro lado, ressalto que devemos reconhecer a importante contribuição dada pelo Coronel Pompeu Jácome ao nosso Município, de modo que esta proposição rende uma justa homenagem àquele que foi o primeiro prefeito constitucional do Município e o prefeito mais velho do Brasil, deixando o dia 05 de abril – dia do seu aniversário – como data comemorativa, embora não mais feriado municipal.

Se vivo fosse, Coronel. Pompeu Jácome estaria comemorando na próxima quinta-feira (05/04), 152 anos de idade.

 
Vagner Souza - Vereador de Campo Grande/RN

 
Coronel Pompeu Jácome

Em 05 de abril de 1866, na cidade de Campo Grande/RN, nascia o Cel. Pompeu Jácome, o prefeito mais velho do mundo, segundo a revista Veja.

Filho do Coronel Luís Florêncio Jácome e Jesuína Teodolina Percuncula, Coronel Pompeu foi o primeiro prefeito constitucional de Campo Grande, eleito pelo voto popular.

Administrou o município em 5 períodos, sendo o primeiro em 1916, quando Coronel Pompeu Jácome havia sido eleito presidente da Intendência Municipal (atual cargo de prefeito), governando sua terra natal no período de 1º de janeiro de 1917 a 1º de janeiro de 1919.

Coronel Pompeu foi o primeiro criador de gado zebu do Rio Grande do Norte, e um dos maiores produtores de algodão mocó (fibra longa) do estado, beneficiando, transformando em pluma em usina a vapor na sua própria fazenda Cachoeira e Serra do João do Vale.

Coronel Pompeu Jácome Jácome faleceu no dia 20 de novembro de 1966, com mais de 100 anos de idade.


Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário