quarta-feira, 25 de abril de 2018

Família de engenheiro civil morto por assaltantes em Mossoró decide doar órgãos para salvar vidas

 
Em meio à dor da perda, prevaleceu o amor ao próximo. Nesta segunda-feira, 23/04, a família do engenheiro civil Fabrício Mendonça Costa, 22 anos, o perdeu para a violência que assombra o Rio Grande do Norte. Mesmo diante de tanta dor, familiares encontraram força para pensar no próximo e decidiram ajudar a salvar vidas.
 
Após conversas com a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, os familiares decidiram doar os órgãos do jovem para pacientes que precisam de transplante.

"Todos os sentimentos afloram nesse momento, só o ato de amor ao próximo é que prevalece", declarou o coordenador do Setor de Transplantes do HRTM, o médico cardiologista Fernando Albuene.
 
A captação de órgãos foi realizada nesta terça-feira, 24, no HRTM, onde a vítima estava internada desde sábado, 21. Esta é a 15ª captação de órgãos realizada pela unidade desde a reativação do setor de transplantes, há três anos. “É um processo de esclarecimento no momento de perda. No Brasil a doação é concedida pela família e não uma obrigação”, afirmou Dr. Fernando.

 
Foram doados coração, fígado, rins e córneas. Três aeronaves, uma delas da Força Aérea Brasileira, pousaram no Aeroporto de Mossoró no início da manhã desta terça para realizar o translado para as cidades de Natal, Fortaleza-CE e Recife-PE.
 
O coração foi para Recife, o fígado para Fortaleza e rins e córneas para Natal. Ao todo, 15 profissionais participaram do processo de captação no Hospital Regional de Mossoró.
 
O velório de Fabrício Costa será no Centro de Evangelização Padre Guido, no bairro Barrocas, em Mossoró. O sepultamento será no município de Assu.

 
Fabrício foi baleado por assaltantes na noite do sábado, 21, no bairro Santo Antônio, próximo ao campo de Zé Peixeiro, zona norte da cidade. Ele teria se recusado a entregar sua motocicleta aos bandidos, que acabaram o atingido na cabeça e pescoço.
 
Em estado grave, ele foi socorrido para a UPA do bairro e em seguida para o Hospital Regional, onde faleceu nesta segunda à noite. O jovem tinha se formado recentemente em Engenharia Civil na Universidade Potiguar. Era trabalhador e bastante querido pelos familiares e amigos.

 
Portal Mossoró Hoje

Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário