segunda-feira, 4 de junho de 2018

Nota de esclarecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Eu, Juliana de Queiroz Veras, Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, venho através deste esclarecer a população sobre os reais fatos do que está acontecendo no município.
 
Primeiramente, Campo Grande tinha em sua equipe 3 (três) médicos que pertenciam ao seu quadro de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF). Estes atendiam durante o dia no Postinho o PSF e todas as demandas de “urgência e emergência”, e a noite em regime plantão no Hospital.

Porém, infelizmente, os três médicos comunicaram sua saída praticamente ao mesmo tempo, deixando o município sem médico algum, em uma situação crítica e complicada.

Enfatizo que a saída dos médicos não se deu jamais por falta de pagamento salarial ou se quer por atraso do mesmo.

Dr. Ronaldo pediu seu afastamento pela razão de aprovação em um concurso público. Por sua vez, Dra. Nadja e Dr. George relataram que a demanda de atendimento no município é grande demais, deixando os mesmos cansados. Fizemos o possível para manter esses profissionais na equipe, inclusive, aumentamos o valor do salário médico no PSF. Mesmo assim, estavam decididos a deixar o município.

Diante disso, começamos uma procura diária incansável e permanente por médicos. Uma procura árdua, difícil, pois infelizmente espalhou-se uma imagem ríspida da demanda excessiva dos atendimentos no município. Contactamos mais de 60 profissionais médicos, e nos deparamos com uma rejeição bastante enfática por parte deles, mesmo com o aumento salarial.

A Secretaria de Saúde, permanece nessa busca, nessa luta diária pela procura de profissionais que queiram trabalhar no município.

Destaco que o quadro de profissionais da unidade está completo e que a falta de médico se dar única e exclusivamente devido à recusa dos mesmos em trabalhar no município.

Peço encarecidamente a população de Campo Grande que nesse momento difícil que passamos, respeitem os demais profissionais que estão trabalhando diariamente mesmo com a ausência do profissional médico.

Reitero que a Secretaria de Saúde compreende o tamanho do problema e por isso mesmo estamos buscando soluções permanentes para a saúde do Município. Soluções essas que já estão sendo providenciadas.

Ressaltamos ainda que infelizmente este é um problema bastante comum atualmente nos municípios. Campo Grande não é o único município que está com dificuldade de conseguir o profissional médico.

A secretaria de saúde não está com os olhos fechados para os problemas. Muito pelo contrário. Estamos tentando reorganizar o fluxo dos atendimentos para melhorar essa demanda excessiva. Estamos lutando por um projeto de Qualificar o atendimento, humanizando a assistência para melhorar a saúde e consequentemente a qualidade de vida da população. Não é uma tarefa fácil, pois precisamos mudar preceitos e costumes que estão enraizados na cultura de Campo Grande. Lutamos pelo o que chamamos de Sus, mas que precede o seu significado. Vamos em busca de uma Atenção Básica fiel e que atende às demandas da população.

Não podemos obrigar os profissionais a quererem trabalhar na nossa cidade, mas estamos buscando meios e formas de trazer médicos que se interessem por Campo Grande.

Agradecemos a compreensão de todos.

Atenciosamente,

Juliana Veras e Manoel Veras
Secretária Municipal de Saúde



Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário