terça-feira, 12 de junho de 2018

SEMEC debate Base Nacional Comum Curricular com Educadores em Palestra no município de Campo Grande

A assessora pedagógica da Somos Educação, Ana Mello, esteve em Campo Grande/RN para abordar o tema “Base Nacional Comum Curricular” na manhã do dia 01 de junho de 2018. Na ocasião estiveram presentes os professores, supervisores, diretores, vice-diretores das escolas e equipe da SEMEC.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem como finalidade balizar o sistema de ensino em todo País. Para elucidar e eliminar possíveis dúvidas, a Secretaria de Educação (SEMEC) também esteve presente o assessor pedagógico da Editora Moderna, João Maria Medeiros, que ministrou palestra com o tema “As Dez Competências na Educação Infantil e nos Anos Iniciais”.

Foram abordados todos os aspectos alusivos à Base Nacional. Desde como começaram os debates sobre a temática, o processo que percorreu até ser homologada e quais mudanças a BNCC preconiza para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

A principal mudança que a BNCC traz está diretamente relacionada a clareza dos processos de identidade da educação brasileira, uma vez que define o conjunto de aprendizagens que todos os alunos de todo o País deverão passar. Até então, cada Estado e Município do Brasil contava com um currículo educacional próprio, mas sem um eixo norteador comum, o que ocasionava distorções no nível de conhecimento do estudante dependendo da região.

Outro aspecto que apresenta alteração diz respeito à forma de se ver a educação. Até então, a preocupação limitava-se apenas ao ensinar e, com a BNCC, passa a valorizar principalmente a forma com que o aluno aprende.

Para finalizar o evento, foi servido um lanche para todos os participantes. As palestras foram muito proveitosas e permitiram o debate sobre assuntos relevantes que muito contribuirão para a educação campo-grandense.


Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário