quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Ministério Público denuncia 19 por envolvimento na morte de PM em Caraúbas, RN

Anderson Barbosa/G1 RN
 
O Ministério Público Estadual denunciou 19 pessoas por envolvimento, direto ou indireto, no assassinato do cabo da Polícia Militar Ildônio José da Silva, de 43 anos - crime ocorrido no dia 16 de agosto na RN-117, entre as cidades de Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste potiguar. O policial estava a caminho de uma faculdade em Mossoró quando foi identificado pelos bandidos, retirado do veículo, deitado no chão e executado com vários tiros. O último disparo, na cabeça, foi de espingarda calibre 12.

Latrocínio 
 
Segundo a promotoria de Justiça da cidade de Caraúbas, parte dos suspeitos deve responder pelos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) e organização criminosa. O processo já foi remetido ao TJ. Sete pessoas, que ainda são procuradas, então entre os denunciados.

As investigações foram conduzidas pelos delegados Christiano Othon e Sandro Régis.

Ainda de acordo com o MP, participaram diretamente do crime os suspeitos:

Antônio Alcivan Fernandes Júnior (Juninho Mangueira), 25 anos - PROCURADO
Aleilson Melquiades de Oliveira (Aleilson), 19 anos - PRESO
Luis Felipe de Lima (Lipe), 20 anos - PRESO
Wilhian Bezerra de Oliveira (Belo das Mirandas), 23 anos - PROCURADO
Danilo da Silva Fernandes (Danilo), 18 anos - PROCURADO
Kauã Bruno Ferreira de Lima (Cocada), 18 anos - MORTO em confronto com a PM
Grécia Teodora Gurgel de Medeiros (Grécia ou Loira do Sindicato), 23 anos - PRESA
Lucivan Dantas Rocha (Lucivan Rabicó), 18 anos - PROCURADO
Valdi da Cachoeira - PROCURADO
E um adolescente de 17 anos - APREENDIDO

Também foram denunciados:
 
Antônio Alcivan Fernandes Júnior (Juninho Mangueira), 21 anos - PROCURADO
José Fernandes da Silva (Dedé do Fogo), 35 anos - PROCURADO
Tallyson Dantas da Silva, 22 anos - PRESO
Letícia Hellen Gouveia dos Santos, 21 anos - PRESA
Kleison Yuri da Silva Pinheiro, 25 anos - PRESO
Nelson Gomes Fonseca - PRESO
Rosilene Araújo Oliveira, 55 anos - PRESA
Aysla Malquiades de Oliveira, 23 anos - PRESA
Ronaldo da Silva Fernandes - PRESO

Recompensa 
 
A Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região (Apram) está oferecendo uma recompensa no valor de R$ 11.400,00 para quem der informações que levem à prisão os assassinos do cabo. Os procurados são:


Os mandados de prisão foram expedidos pelo juiz Pedro Paulo Falcão Júnior, titular da Comarca de Caraúbas.

As informações sobre os suspeitos podem ser repassadas através dos seguintes números:

• Disque Denúncia: 181 ou (84) 9.8132-6057
• Delegacia de Caraúbas: (84) 3337-2305
• Polícia Militar: 190 ou (84) 9.9680-5322

Na foto, feita pelos próprios suspeitos, aparecem Wilhiam Bezerra de Lima ('Belo das Mirandas'), o adolescente apreendido em Natal (que não pode ter o rosto divulgado), Aleilson e Luiz Felipe (Lipe), estes dois últimos já presos pela polícia — Foto: Polícia Civil do RN/Divulgação


Investigações

Até o momento, 12 pessoas já foram presas ou apreendidas por envolvimento direto no assalto e morte do PM, ou mesmo por favorecimento aos bandidos.

Por participação direta, são quatro: um adolescente, dois homens adultos e uma mulher. Os outros oito foram todos indiciados por terem, de alguma forma, colaborado com a quadrilha – seja tentando ajudar os bandidos a fugirem do cerco que a polícia montou na região ou dando guarida aos criminosos.

'Só dei um tiro no cachorro' 
 
Os dois homens presos suspeitos de terem participado diretamente do assalto e da morte do cabo Ildônio foram pegos pela polícia no dia seguinte ao assassinato. Foi durante uma abordagem da PRF a um Gol preto na BR-110, em Campo Grande, cidade vizinha a Caraúbas. Os dois, inclusive, já tinham mandados de prisão em aberto por assaltos e outros homicídios na região. No celular de um deles, o Aleilson Melquíades de Oliveira, de 18 anos, a polícia encontrou mensagens que ele trocou com a irmã, nas quais ele admite ter atirado no PM: "Só dei um tiro no cachorro".

Já a mulher, é uma estudante de Direito que foi presa no dia 19 na cidade de Caraúbas. Segundo o delegado, a universitária foi a única que não foi roubada pelos criminosos que assaltaram os passageiros do ônibus. Além disso, teria sido ela a pessoa que avisou os bandidos que havia um policial militar armado no veículo. "Ela, inclusive, é namorada de um dos criminosos que ainda está sendo procurado", acrescentou o delegado Sandro Régis.

A execução 
 
Ildônio José da Silva, de 43 anos, foi morto no final da tarde do dia 16 de agosto às margens da RN-117, entre as cidades de Caraúbas e Governador Dix-Sept Rosado, na região Oeste potiguar.

O policial estava em um ônibus escolar a caminho de uma faculdade em Mossoró, onde estudava Administração. Ele foi identificado pelos bandidos, retirado do veículo, deitado no chão e executado com vários tiros. O último disparo, na cabeça, foi de espingarda calibre 12. A arma do PM, uma pistola, foi levada pelos bandidos.


Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário