terça-feira, 9 de outubro de 2018

Prefeitura Municipal de Campo Grande comemora o Dia do Agente Comunitário de Saúde

No dia 04 de outubro, comemora-se o Dia do Agente Comunitário de Saúde, e a Prefeitura Municipal de Campo Grande, através, Secretaria de Saúde, preparou, uma manhã toda dedicada aos ACS.

A comemoração ocorreu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), onde na oportunidade, foi relatada a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, do elo de ligação que fazem entre a comunidade e os serviços de saúde prestados pelo município, do trabalho preventivo e do acompanhamento direto nas comunidades, parabenizando desta forma a todos os Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias pelo seu dia.


O “Agente Comunitário de Saúde” é a pessoa que faz parte da rotina familiar da comunidade, tendo em vista o intercâmbio das informações sobre a saúde daqueles que moram na residência. Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, são atribuições do ACS: trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea; cadastrar todas as famílias da sua microárea e manter os cadastros atualizados; orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis; realizar atividades programadas e de atenção à demanda espontânea e acompanhar por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade.


O Ministério da Saúde afirma ainda que o ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade.

De acordo com a Secretária de Saúde, Juliana Veras, a homenagem é um reconhecimento do eficiente trabalho que estes servidores públicos municipais vem desenvolvendo na construção do Sistema Único de Saúde, no sucesso da Estratégia da Saúde da Família, na prevenção e acompanhamento de doenças crônicas e degenerativas.


Para o prefeito Manoel Veras, os profissionais realizam principalmente um trabalho de cidadania. “Muitas vezes esses profissionais enfrentam sol quente e adversidades, mas exercem o seu papel de orientador, sendo a ponte entre a população e os profissionais e serviços de saúde para melhorar suas condições de vida, fica aqui registrado o nosso reconhecimento”, finalizou.

















Acompanhe nossas Novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário