quinta-feira, 4 de abril de 2019

Bruninha: Menina do RN que esperava transplante ganha novo coração no Recife

Por G1 PE

A garota Brunna Silveira Lopes, de 7 anos, passou por um transplante de coração, na madrugada desta quinta-feira (04/04), no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (Imip), na área central do Recife. Vítima de uma cardiopatia grave, ela foi transferida do Rio Grande do Norte, onde mora com a família, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

A menina chegou à capital pernambucana na tarde da quarta-feira (03). No mesmo dia, à noite, o hospital recebeu a informação de que havia um coração compatível. A cirurgia ocorreu durante a madrugada e, na manhã desta quinta, a menina estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em estado grave, segundo o Imip.

Antes de conseguir o novo órgão, Brunna foi mantida viva por um coração artificial e outros aparelhos. A garota passou por outras três cirurgias, além do transplante, sendo duas nos últimos 15 dias.

O Imip informou, ainda, que Brunna foi acolhida pela unidade, depois de o centro de saúde ser acionado pelo Sistema Nacional de Transplantes. Ela entrou na lista de prioridade máxima para doação de coração.

Na quarta-feira, antes de o coração compatível ser encontrado, o médico Fernando Augusto Figueira, do Imip, fez um apelo para que as famílias tomem conhecimento sobre a importância da doação de órgãos.

“Para que surjam órgãos compatíveis, é preciso que ocorra a conscientização das famílias de pessoas que morreram e que podem fazer essa doação”, afirmou.

A operação de transferência de Brunna mobilizou 20 profissionais de instituições de saúde, bem como policiais militares e rodoviários federais, e contou com o apoio de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel.

Acompanhe nossas novidades no Facebook. Clique AQUI para CURTIR nossa FAN PAGE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário