quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Comunicado da coordenação de agentes de combate a endemias de Campo Grande com relação a campanha de vacinação antirrábica

A Coordenação de Agentes de Combate a Endemias, vem a público informar o motivo de neste ano de 2019 ainda não ter ocorrido a vacinação antirrábica.

O Ministério da Saúde comunicou à Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte que o número de doses da vacina antirrábica (VARC), solicitadas pelo Programa Estadual de Controle da Raiva da Sesap, foi reduzido de 800 mil para 500 mil.

Diante da diminuição das doses, a Sesap alerta a população sobre a necessidade de atentar para os sinais clínicos da doença nos animais domésticos e para o risco de contato desses com os animais silvestres, especialmente morcegos.

De acordo com a Nota Informativa Nº 51/2019 do Ministério da Saúde, os principais laboratórios produtores de imunobiológicos no Brasil estão com capacidade produtiva reduzida para atender as demandas dos Estados brasileiros.

Foi afetada a produção de soro antirrábico (SAR) e dos soros antivenenos, bem como a produção de Vacina Antirrábica Canina (VARC).

As doses enviadas ao RN atenderão apenas municípios prioritários selecionados pela Sesap a partir de critérios orientados pela Coordenação Nacional do Programa de Controle da Raiva do MS, ou seja, municípios com registro de raiva animal nos últimos três anos em ao menos um dos seguintes animais: cão, raposa ou morcego. Outro critério são municípios com percentual de cobertura vacinal canina e/ou felina menor ou igual a 65% na última campanha.

Como o município de Campo Grande atingiu mais de 95% da estimava, ficamos fora da lista de municípios em que a Secretaria Estadual, classificou como cidades prioritárias, ou seja, em resumo, a boa cobertura que fizemos nas últimas campanhas e o trabalho d prevenção, nos deixou de fora neste momento de recessão e diminuição dos recursos materiais distribuídos pelo ministério da saúde aos estados brasileiros.

A Coordenação de Combate a Endemias, informa ainda que, está aberta e disposta a receber qualquer popular que tenha interesse no assunto, e que o trabalho de prevenção continua mesmo diante da recessão de recursos materiais, com orientações para os cidadãos nos dias a dias com seus animais domésticos e o cuidado com animais silvestres. 
 

Acompanhe nossas novidades no Facebook. Clique AQUI para curtir nossa Fan Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário