sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Potiguar Ítalo Ferreira vence Gabriel Medina em final épica em Pipeline e é o novo campeão mundial de surf

A espera chegou ao fim de forma épica. Na briga pelo título mundial de 2019, Ítalo Ferreira e Gabriel Medina foram ao limite. E, na decisão da etapa derradeira do circuito, foi o potiguar quem levou a melhor para entrar para a história. Em Pipeline, Ítalo bateu Medina na grande final para conquistar seu primeiro título mundial. Ao levantar o troféu no Havaí, cravou seu nome no rol de campeões e barrou o rival no sonho do tricampeonato. 

Aos 25 anos, Ítalo entra para o seleto grupo dos campeões mundiais, que também já conta com o próprio Medina (2014 e 2018) e Adriano de Souza, o Mineirinho (2015). O potiguar foi eleito "o estreante do ano" na temporada de 2015 e por muito pouco não esteve na briga pelo título mundial daquele ano - foi o sétimo no fim da temporada. Desde então, se manteve na elite e se firmou como um dos grandes nomes do surfe mundial. 

- É o meu sonho, o sonho de toda a minha vida! Eu dediquei toda a minha vida para chegar neste momento. Meu tio e a minha avó morreram recentemente e eu dedico a eles. Eu não posso acreditar! - disse o potiguar. 

A briga pelo título se estendeu ao limite. Depois de sete dias de espera por boas ondas, Ítalo e Medina enfileiraram os rivais até a final em Pipeline. Foi Ítalo Ferreira quem abriu a bateria decisiva - e da melhor forma possível. Com um belo tubo, o potiguar cravou 7.83 e jogou toda a pressão para o lado rival. E não quis esperar pela resposta: logo na sequência, emendou mais um tubo, fez 6.17 e deixou Medina em combinação. Em busca da reação, o bicampeão garantiu a primeira boa nota da mesma forma, com um tubo, marcando 7.77. 

Medina melhorou seu somatório com um 5.17, insuficiente para tomar a frente. Mas Ítalo ampliou a diferença com um 7.73, obrigando que o rival conseguisse um 7.80 para conseguir a virada a pouco mais de cinco minutos do fim. Medina tentou, mas não conseguiu. O título já estava nas mãos de um novo campeão. 

O caminho até a final

Na primeira bateria do dia, Ítalo Ferreira foi cirúrgico para passar das oitavas. Ele completou apenas duas ondas, e foi o suficiente para somar 11.84 pontos e derrotar o calouro Crisanto (4.23). Foram dois tubos para a esquerda. No primeiro, ele somou 5.17 e no segundo obteve 6.67. Nada espetacular, mas, por conta do momento regular do mar de Pipe, foi um trabalho respeitável. 

Globoesporte.com

Acompanhe nossas novidades no FacebookClique AQUI para curtir nossa Fan Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário