segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Mulher internada após mordida de cobra, morre no Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, RN

Risolane de Sousa Costa, de 49 anos, teve a morte encefálica decretada neste domingo (05/01), após 5 dias de internação no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. 

A mulher foi mordida por uma jararaca, durante a virada de ano, no município de Governador Dix-sept Rosado. Contudo, ela só deu entrada no hospital por volta das 19h30 do dia 1º de janeiro. 

O MOSSORÓ HOJE foi informado que Risolane já deu entrada na unidade em estado grave Ela ainda deu entrada na unidade em estado grave. Ela ainda chegou a ser medicada, mas devido a gravidade da mordida, acabou tendo morte encefálica. 

O protocolo de morte encefálica foi iniciado ainda na quinta-feira (2), mas só foi concluído neste domingo (5), pois são necessários vários procedimentos e exames, além da análise de 3 médicos especialistas, para só então ser oficializada a morte. 

No mês de agosto de 2019 foi divulgado que o soro que corta o efeito do veneno da jararaca havia acabado no HRTM, contudo, o hospital já foi reabastecido, tendo se agravado a situação de Risolane não por falta do medicamento, mas pelo tempo transcorrido entre a mordida e o momento em que ela foi levada para o hospital. 

Sobre isso, o professor doutor Carlos Iberê Alves de Freitas, da UFERSA, alerta que uma vítima de picada de cobra deve se deslocar imediatamente para o hospital de referência mais próximo. 


Já a diretora geral do Hospital Regional Tarcísio Maia Herbênia Ferreira explica que quanto mais rápido o cidadão tomar o soro antiveneno, menos serão os danos causados no corpo em função da picada da cobra. 

Herbênia lembra que o Hospital Regional Tarcísio Maia é a unidade de referência para atendimento a população vítima de mordidas ou picadas de animais peçonhentos na região.

Mossoró Hoje

Acompanhe nossas novidades no FacebookClique AQUI para curtir nossa Fan Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário