sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Reservatórios do RN dão sinais de recuperação após chuvas no estado

Devido às chuvas que caíram no estado nos últimos dias, as reservas hídricas potiguares começaram a dar sinais de recuperação. De acordo com os dados da Situação Volumétrica de Reservatórios (Açudes, Barragens e Lagoas) com capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos, monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) diversos reservatórios já acumularam água neste início de 2020. 

Contudo, ainda de acordo com o Igarn, dos 47 reservatórios monitorados, 7 deles estão completamente secos e outros 5 estão no chamado volume morto. 

Os reservatórios que estão completamente secos são: 

Santana, em Rafael Fernandes

Pau dos Ferros

Pilões

Inharé, em Santa Cruz 

Trairi, em Tangará 

Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz 

Japi II, São José do Campestre 

Já os que se encontram em volume morto são: 

Itans, em Caicó; 

Passagem das Traíras, em Sã José do Seridó

Esguicho, em Ouro Branco

Marechal Dutra, em Acari 

Zangarelhas, em Jardim do Seridó 

OS MAIS CHEIOS 

Até o momento apenas um reservatório está totalmente cheio, que a Lagoa do Boqueirão, localizada no município de Touros. Já os reservatórios Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz; Mendubim, em Assu; e Lagoa de Extremoz, em Extremoz, já estão com mais de 70% de suas capacidades. 

MAIORES BARRAGENS 

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do estado, que tem capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos de água, atualmente possui um volume acumulando de quase 553 milhões (23,29%) do seu volume máximo. O número representa que o reservatório está em melhor situação que o mesmo período do ano passado, tendo conseguido um aumento no seu volume de água. 

A Barragem Santa Cruz, em Apodi, é o segundo maior manancial do estado. Tem capacidade para 599.712.000 m³, e atualmente está com 113.407.749,00 m³ (18,91%). 

Já a Barragem Umari, em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, atualmente está com 83.167.935 m³ (28,4%) da sua capacidade.


Mossoró Hoje

Acompanhe nossas novidades no FacebookClique AQUI para curtir nossa Fan Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário