quarta-feira, 27 de maio de 2020

Janduís – Vereadora Suely Cabral desenvolve campanha nas redes sociais com informações e orientações no combate ao mosquito da dengue

O período chuvoso requer atenção especial em relação a doenças como dengue, zika e chikungunya, por ser um período propício para a reprodução do Aedes aegypti. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde pede a parceria da população para que redobre o cuidado. 

A dengue é uma doença de origem viral, que pode ser assintomática, leve ou grave, levando à morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. 

Com o objetivo de contribuir, o mandato da vereadora Suely Cabral (PL) desenvolveu uma campanha nas redes sociais para levar orientações e dicas de prevenção ao mosquito de forma simples e clara com informações necessárias para evitar a proliferação do Aedes aegypti no município de Janduis. O material ainda contém o contato da Vigilância Sanitária de Janduis para que a população possa obter mais informações.

Os Agentes de Endemias, exercem rotineiramente o trabalho de orientação, prevenção e fiscalização das residências, no entanto, precisa que a população faça a sua parte. 

Garrafas devem ser guardadas fechadas ou com a boca virada para baixo. As calhas dos telhados e caixas d’água também merecem atenção e devem ser mantidas limpas, bem como ralos e vasos sanitários tampados. Vasos de plantas com pratos de plástico devem ser evitados. 

É importante que os quintais e locais ao ar livre passem por limpeza frequente, pois qualquer material que permita o mínimo acúmulo de água pode se tornar um criadouro do mosquito, mesmo uma tampinha de garrafa.

Sintomas das doenças e procedimentos 

Dengue – Febre alta, dores nas articulações, manchas avermelhadas pelo corpo, dor atrás dos olhos. Na forma hemorrágica da doença ocorrem sangramentos e dores abdominais intensas. Sempre que apresentar os sintomas a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e nunca se automedicar. 

Zika – Estado febril, edema ocular (olhos avermelhados), dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele. Sempre que apresentar os sintomas a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e nunca se automedicar. 

Chikungunya – Febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações, principalmente nos pés e mãos, dores de cabeça, dores nos músculos e manchas avermelhadas na pele. Sempre que apresentar os sintomas a pessoa deve procurar uma Unidade de Saúde mais próxima da sua residência e nunca se automedicar.

Acompanhe nossas novidades no FacebookClique AQUI para curtir nossa Fan Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário