segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Vacinação contra a Covid-19 nos estados começa nesta segunda-feira (18)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (18/01) que a vacinação contra o novo coronavírus começará nos estados ainda nesta segunda-feira. 

Ele disse que a previsão é que a distribuição das doses da vacina com uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) ocorra até as 14 horas de hoje, e que as primeiras aplicações sejam feitas até as 17 horas.

Anteriormente, Eduardo Pazuello havia afirmado que a imunização seria iniciada apenas na quarta-feira (20). 

Nesta manhã, Pazuello participou, ao lado de governadores, do ato simbólico de entrega de 4,6 milhões de doses da CoronaVac no Centro de Logística do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. 

As vacinas serão transportadas por via aérea para o Distrito Federal e as capitais de dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Roraima e Santa Catarina. Também há previsão de distribuição de vacinas por via terrestre. 

Com esta nova data, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte ainda não se pronunciou oficialmente sobre o início da vacinação no Estado. 

Na sexta-feira (8), em reunião presencial e virtual com prefeitos de todo o estado, a chefe do Executivo garantiu que 72 horas após a chegada das doses, a vacinação seria iniciada no RN. 

O Governo do RN tem em estoque 900 mil seringas e agulhas, quantidade suficiente para iniciar a primeira fase da vacinação. E está adquirindo mais 2,5 milhões de unidades para garantir as fases seguintes. 

Ainda segundo o ministro Pazuello, o Instituto Butantan receberá um ofício pedindo celeridade no envio da autorização à Anvisa para a produção de mais dois milhões de doses da CoronaVac. A documentação deve ser analisada até 31 de março. 

Ele reforçou que os primeiros a receber as doses da vacina serão integrantes do grupo prioritário: profissionais da saúde, idosos e indígenas. 

Pazuello destacou, ainda, que os cuidados com uso de máscara e álcool em gel não podem ser deixados de lado. “A vacina não determina o fim das medidas protetivas”, disse. 

Mossoró Hoje com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário