sexta-feira, 7 de maio de 2021

‘Parece mentira’, diz mulher que perdeu 4 filhos e marido para a Covid-19 em pouco mais de um mês

Cinco pessoas da mesma família morreram por complicações da Covid-19 em 33 dias. O óbito mais recente é de João Ercio Almeida, de 43 anos, que morreu na madrugada desta quarta-feira, 5 de maio de 2021, no Hospital Bom Jesus, em Ituporanga, no Vale do Itajaí, dois dias após o falecimento da irmã Zelirde Almeida, de 45 anos, na segunda (3/5).

Do total de seis irmãos, quatro morreram desde 2 de abril. O pai deles também morreu por complicações da Covid. Desde o início da pandemia, Cecília de Jesus Quadros de Almeida perdeu o marido e quatro filhos.

“Parece mentira. Quando cai na real é um choque”, disse.

Cecília perdeu 4 dos 6 filhos e o marido para a Covid-19

Agora, ela busca forças para enfrentar o momento difícil e ora pela recuperação do outro filho que segue internado. “Estou rezando para que ele saia vivo de lá [do hospital]”, diz.

Ele está internado no Hospital Bom Jesus. Outra irmã também estava no hospital e recebeu alta na noite de terça (4/5).

A Prefeitura de Ituporanga, onde a família mora, decretou luto oficial de três dias por causa das mortes.

No total, 52 pessoas morreram por complicações da Covid-19 em Ituporanga desde o início da pandemia. Em todo estado são 13,8 mil mortes por causa do coronavírus, segundo o último boletim estadual.

João Ercio Almeida, que morreu nesta quarta, era técnico em refrigeração e estava em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), conforme a prefeitura.

João Ercio de Almeida

No dia 2 de abril, a irmã mais nova de Zelirde, Maria Rosimara de Almeida Hellmann, de 34 anos, morreu vítima de Covid-19. O técnico de enfermagem Antônio de Almeida, de 50, irmão mais velho das duas, faleceu oito dias depois. O pai deles, João Alci de Almeida, de 70 anos, morreu após ficar sete dias internado no dia 24 de abril.

Morte dos irmãos e do pai

Maria Rosimara foi internada no dia 1º de abril e morreu no dia seguinte. Ela, que era costureira, morreu em um hospital de Ituporanga à espera de um leito de UTI.

Maria Rosimara de Almeida Hellmann, 34 anos, foi a primeira da família a falecer de Covid

Já o irmão dela passou cerca de uma semana hospitalizado em Rio do Sul, também no Vale do Itajaí, e não resistiu. Antônio de Almeida era técnico de enfermagem e de radiologia. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) lamentou a morte dele.

Técnico em radiologia morreu de Covid-19 após uma semana internado

Segundo a entidade, Tonho, como era conhecido, chegou a participar de uma ação pedindo que as pessoas respeitassem as restrições contra a Covid.

O pai João Alci de Almeida, de 70 anos, morreu no dia 24 de abril. Segundo a prefeitura, o idoso possuía comorbidades e foi internado do dia 18 de abril.

Pai não teve condições emocionais para ir ao enterro dos filhos, segundo amiga da família

De acordo com Glória Elizângela Souza, uma amiga da família, o pai não pôde comparecer ao enterro dos filhos. "Ele não teve condições [emocionais] de ir [ao enterro]", disse ela. Os três não moravam na mesma residência, segundo Glória.

Zelirde morreu de Covid-19 após nove dias internada em Ituporanga (SC), segundo prefeitura

Segundo a administração municipal, Zelirde Almeida estava internada na UTI geral do Hospital Bom Jesus desde o dia 25 de abril. Não foi informado se ela possuía comorbidades.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário