segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Wilson Rosado (HWR): Mais um hospital de Mossoró pode suspender atendimentos do SUS por falta de pagamento da Sesap

O Hospital Wilson Rosado (HWR) deve seguir o mesmo caminho da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e paralisar atendimentos SUS por falta de pagamento. A Liga anunciou a suspensão dos serviços de quimioterapia e diagnóstico por imagem a partir desta segunda-feira (13/9).

Já o HWR cobra os valores pactuados referentes às complementações dos serviços de Cardiologia, Neurocirurgia, Oncologia, cirurgias em geral e leitos de UTI, e programa reduzir os atendimentos a partir de quarta-feira (15/9).

De acordo com informações apuradas pelo Portal do Oeste, a pendência de pagamentos vem de longe e inclui descumprimento de acordo feito em outubro de 2019, há quase dois anos.

Na época, Hospital Wilson Rosado havia paralisado os serviços e aceitou um acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) e a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró para o pagamento da dívida existente até então em 33 parcelas. No entanto, esse acordo jamais foi assinado e muito menos o pagamento das parcelas.

O débito vem se acumulando desde fevereiro de 2018, até a última produção de julho deste ano, apresentada em agosto. São 32 meses de produção com pendências de pagamento. O Portal do Oeste não conseguiu verificar o montante devido, mas é possível afirmar que se trata de alguns milhões de reais.

Com a paralisação anunciada pelo HWR, 2 dos 3 hospitais que atendem SUS em Mossoró já anunciaram suspensão de serviços. O terceiro, a Maternidade Almeida Castro também tem recursos a receber da SESAP e faz parte de ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual, que envolve também o HWR e a Liga.

Caso a situação não seja revertida, haverá redução de 20% dos atendimentos eletivos na próxima quarta-feira (15/9), que inclui exames de cateterismo cardíaco, internamentos em leito clínico de UTI adulto e cirurgias eletivas (cardiologia, oncologia e neurocirurgia).

De acordo com cronograma que o Portal do Oeste teve acesso, há ainda previsão de suspensão total dos atendimentos eletivos em 1° de outubro, e de todos os serviços SUS, incluindo de urgência, em 15 de outubro.

Se concretizada, a paralisação prejudica também a retaguarda de leitos e procedimentos prestada ao Hospital Regional Tarcísio Maia e aos outros hospitais públicos do Oeste, Alto Oeste e Vale do Assú.

Portal do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário