sábado, 30 de outubro de 2021

1° Pega de Boi no Mato é realizado na Comunidade Bom Jesus, em Campo Grande

No último domingo (24/10) houve a 1° Pega de Boi no mato na caatinga da Comunidade Bom Jesus, zona rural de Campo Grande, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Vaqueiros resgatam “Pega de Boi” em Campo Grande, uma tradição quase extinta no RN, reunindo amantes da vaquejada. Homens montam em cavalos e derrubam bois no meio das juremas secas, na vastidão da caatinga.

O mês de Outubro marca o início da temporada sem Chuva no sertão, onde a terra esturricada pela seca é cenário para uma das mais tradicionais manifestações nordestinas: a “Pega do Boi”, quase esquecida pelos mais jovens. Para preservar a memória do sertanejo, valorizando a figura do vaqueiro, a Comunidade Bom Jesus, em Campo Grande, realiza o Pega de Boi no Mato e o Encontro dos Vaqueiros.

A Pega de Boi nasceu nos tempos antigos, quando não havia as cercas delimitando as fazendas de criação e o gado era solto na caatinga. No início da seca, os fazendeiros reuniam os vaqueiros da região para pegar o boi, marcar a ferros, castrar e conduzir para áreas onde os pastos eram mais abundantes. Um trabalho árduo, exigindo muita experiência e força do vaqueiro.

Segundo um dos participantes, Nilson Júnior, relata que seu bisavô, o saudoso Matiinhas era considerado um dos melhores vaqueiros de Pega de Boi da região, e poder vivenciar algo que faz parte das minhas raízes foi muito emocionante.

“Longe de mim querer ser vaqueiro, de vaqueiro não tenho nada, mas sou um curioso e amante do esporte vaquejada. Gosto de estar neste meio para aprender e vivenciar esta brilhante cultura do meu amado sertão”, Destaca.

O evento foi realizado por Netinho Holanda e Anderson Mota.



Nenhum comentário:

Postar um comentário