domingo, 23 de janeiro de 2022

Alerta: Caso de picada de aranha Viúva-marrom é registrado no RN

Na última sexta-feira (21/1), o empreendedor Luciano Azevedo, conhecido por Luciano Gelo, sentiu uma picada no ante braço direito quando se sentou em sua cadeira de balanço para jantar e assistir na sala da sua casa.

Segundo relato dele, a coceira e ardor foram imediatas. Luciano, que tem uma Web tv na cidade (Portal Serrano RN) e trabalha na área de mídia no geral, disse que passou a madrugada trabalhando em seu projeto, e no sábado decidiu dormir até mais tarde. No entanto, assim que acordou, por volta das 10h da manhã, sentiu o incomodo ainda mais forte.

Desconfiado de que poderia ser a picada de uma aranha, já que dois dias antes tinha achado teias tecidas em sua cadeira, Luciano pegou a cadeira, levou até sua área de serviço e cortou os fitilhos do apoio de braço, achando a aranha Viúva-marrom.

Depois de matar o aracnídeo ele fez fotos e foi pesquisar de que família era a aranha, achando seu nome real, características e sintomas. De imediato o empresário buscou o médico.

Sendo atendido na Unidade Mista Doutor Sílvio Romero de Lucena, foi medicado e encaminhado para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, onde o Doutor Gilberto Oliveira o atendeu e buscou com um colega infectologista e um biólogo a confirmação se era mesmo a Latrodectus geometricus, vulgarmente conhecido como o viúva castanho ou viúva marrom.

Segundo o Doutor Gilberto, seus colegas biólogo e infectologista, disseram que é um caso raro, e que seria o primeiro registrado no Rio Grande do Norte.

A viúva-marrom é a prima da viúva negra e sua picada tem efeito direcionado ao sistema nervoso, causando irritação, coceira, espasmos musculares no local da picada, náuseas, dores de cabeça e, em casos mais graves, paralisia espinhal e cerebral.

Luciano foi medicado, fez alguns exames, ficou sobre repouso e passa bem em sua residência.

Fica o alerta!

Blog Ismael Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário