quinta-feira, 12 de maio de 2022

Deputada Cristiane Dantas denuncia falta de medicamentos na Unicat e cobra Sesap

A falta de medicamentos na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (UNICAT) pautou a denúncia e a cobrança a deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) na sessão plenária desta quinta-feira (12/5), na Assembleia Legislativa do RN.

“Tem sido uma preocupação e um sofrimento para as pessoas que precisam de medicações específicas e de alto custo para seus tratamentos de saúde. São queixas vindas de várias regiões do Estado e essa falta afeta os tratamentos mais diversos. Por exemplo, quem sofre de artrite reumatóide o remédio infleximab não é disponibilizado há mais de dois meses. Quem sofre dessa doença autoimune passa por crises de dores intensas que só são amenizadas com a medicação”, relatou Cristiane

De acordo com a fala da deputada, até a semana passada, pelo menos 66 medicações estavam em falta. “Eu faço aqui um apelo e a cobrança para a Secretaria Estadual de Saúde. Primeiro, para que dê prioridade à reposição dessas medicações e, segundo, para que organize melhor o planejamento para a aquisição desses remédios”.

E completou “eu cobro do secretário Cipriano Maia uma resposta para a previsão de disponibilidade das medicações em falta, porque os mais pobres e as pessoas que passam a ter a vida em risco com a falta desses remédios não podem mais esperar”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário