terça-feira, 21 de junho de 2022

PL da deputada Cristiane Dantas, Mossoró Cidade Junina será patrimônio cultural e imaterial do RN

O Mossoró Cidade Junina, maior São João cultural do Rio Grande do Norte poderá ser considerado Patrimônio Cultural, Imaterial, Histórico e Turístico do Rio Grande do Norte. De autoria da deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade), o projeto de Lei 150/2022, que pretende conferir o reconhecimento, foi protocolado e irá tramitar nas comissões técnicas da Assembleia Legislativa.

De acordo com o projeto, o reconhecimento do Mossoró Cidade Junina (MCJ) também inclui o "Pingo da Mei Dia", bloco junino que abre o São João em Mossoró e é considerado o maior do Brasil; e o espetáculo teatral "Chuva de Bala no País de Mossoró", que retrata a história da invasão do bando de Lampião ao município, em 1927.

"Desde a primeira edição, em 1997, o Mossoró Cidade Junina tem levado o nome do município para além das fronteiras do Rio Grande do Norte, além de expressar a mais autêntica identidade regional, preservando a memória histórica e cultural em torno das festividades juninas", argumenta Cristiane no teor do projeto.

A deputada também exalta a importância do Mossoró Cidade Junina para o fomento da economia e do turismo local. "A festividade aquece a economia do município. As vendas crescem no comércio, nos bares e restaurantes e aumentam a ocupação da rede hoteleira, além da geração de empregos diretos e indiretos durante os mais de 20 dias de programação. Diante dessa grandiosidade, essa festa merece ter esse reconhecimento", pontua a parlamentar.

Mossoró Cidade Junina

Após dois anos suspenso por causa de pandemia, o MCJ foi retomado em 2022 e, somente no Pingo da Mei Dia, realizado dia 4 de junho, atraiu um público de mais de 200 mil pessoas. A expectativa da Prefeitura de Mossoró é de que, até o último dia do evento, um público de mais de 3,5 milhões de pessoas participe da programação com shows de artistas e bandas locais e nacionais, realizada na Estação das Artes Elizeu Ventania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário