domingo, 22 de junho de 2014

Caern investe R$ 1 mi na recuperação de estações de tratamento de água

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) já investiu, somente este ano, R$ 1,055 milhão em serviços técnicos de manutenção de estações de tratamento de água e adutoras em todo o Estado. O serviço inclui manutenção de filtros de alvenaria e de fibra de vidro, contemplando recuperação dos filtros em fibra de vidro, troca de registros e válvulas, pintura em gel, retirada e colocação de material filtrante e recuperação física de filtros de alvenaria.

Esse trabalho é feito de forma ininterrupta anualmente desde 2012, por empresa especializada licitada. Antes, a manutenção e recuperação dos sistemas eram feitas pontualmente, de acordo com as necessidades de reparo que iam surgindo. Atualmente, quem realiza é a empresa Acquatrat do Nordeste Ltda, sob a supervisão da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM) da Caern.
Segundo o técnico de engenharia Amarcell Barros de Sousa, responsável pelo acompanhamento do trabalho executado pela Acquatrat, 17 estações de tratamento de água e uma adutora já tiveram o serviço realizado. Em Natal, a manutenção já foi feita na Estação de Tratamento de Água do Jiqui.

INTERIOR

A adutora já beneficiada com a recuperação e manutenção foi a Sertão Central Cabugi, localizada na Regional de Assú. Na Regional de Assú, também foi feito o trabalho nas estações de Santana do Matos e São Rafael. Na Regional de Pau dos Ferros, foram recuperadas as estações de tratamento de água de São Francisco do Oeste, Rafael Godeiro, José da Penha, Paraná, Pilões, Venha Ver e ETA Vila Caiçara.

Na Regional de Caicó, passaram pela manutenção e recuperação as estações de Serra de Santana, Jardim do Seridó, Parelhas, Jardim de Piranhas (ETA local), e ETA Ilha de Santana. Em Mossoró, foi beneficiada a ETA Jerônimo Rosado; e na Regional Litoral Sul, a estação do município de Espírito Santo. O trabalho de recuperação e manutenção das estações de tratamento de água e adutoras faz parte do Plano Anual de Metas da Caern.
 
Fonte: Icém Caraúbas

Nenhum comentário:

Postar um comentário