sábado, 4 de julho de 2015

Serra do Cuó: Um lugar para acampar e muito mais

Tudo começa com uma boa trilha de aproximadamente 4km de uma subida que não podemos chamar de fácil, que se torna um pouco mais cansativa pelo clima. Afinal, estamos falando da Serra do Cuó que está localizada em meio ao Semi-árido potiguar, mais precisamente no município de Campo Grande.

O ponto mais alto da serra tem aproximadamente 600 metros em relação ao nível do mar e é chamado de Talhado dos Americanos por ter servido como ponto de referência na Segunda Guerra Mundial, quando o Rio Grande do Norte abrigou bases militares norte-americanas à época do conflito.

Do Talhado dos Americanos é possível avistar não só a cidade de Campo Grande, mas também Triunfo Potiguar, Caraúbas e Mossoró. É o ponto perfeito para armar uma barraca, cozinhar o macarrão instantâneo e curtir um céu espetacular, ainda pouco poluído pelas luzes das cidades.

Preservação

Além da trilha e acampamento a Serra ganhou vias de escalada e já está se tornando um ponto turístico conhecido, tema de matérias de TV e muitas vídeos e fotografias que circulam nas redes sociais. Por isso moradores e pessoas envolvidas com o esporte já acionaram a prefeitura do município em relação a preservação da Serra aliada ao turismo.

Em resposta o município já apresentou uma proposta com levantamentos da fauna e flora, especificações técnicas e relatos históricos que credencia a Serra do Cuó no processo de reconhecimento de Unidade de Conservação.

A proposta também estabelece normativas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e elementos técnicos a serem obedecidos pelos estudos realizados pela UFRN e IDEMA.

“A UC da Serra do Cuó tem recebido vários apoios dos mais variados segmentos. Agora com o apoio do Poder Executivo, essencial nesse processo, temos a certeza que a Unidade de Conservação vai trazer bons frutos para Campo Grande”, afirma o vereador Vagner Souza.



Fonte: Portal Marte

Nenhum comentário:

Postar um comentário