sábado, 15 de agosto de 2015

Bebê de apenas quatro meses morre na UPA do bairro Belo Horizonte em Mossoró

Uma criança de apenas 4 meses de vida morreu por volta das 7 horas da manhã deste sábado, 15, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte. A informação foi confirmada pelo conselheiro tutelar, Ítalo Mikael, que esteve na unidade hospitalar colhendo as informações sobre a morte do bebê. De acordo com a equipe de plantão, o bebê chegou a unidade com convulsão por voltadas 6h10.

Segundo ele, todos os procedimentos foram realizados pelos plantonistas para salvar a vida da criança, mas a falta de um equipamento, ao qual ele não soube dizer o nome, dificultou o trabalho dos médicos. Ítalo disse que o serviço social informou que recebeu uma informação de que não haveria um médico pediatra na manhã deste sábado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

“O plantão do Conselho Tutelar recebeu na manhã deste sábado uma ligação do serviço social da UPA do BH relatando a morte de uma criança de apenas quatro meses de vida. Prontamente nos deslocamos para a unidade para saber o que ocorreu. Foi nos informado que não tinha pediatra no Tarcísio Maia de plantão nesta manhã e ainda que o Samu teria se recusado a levar a criança. Aqui na UPA não tinha um equipamento, que tem no Tarcísio que poderia salvar a vida da criança. Foi tentado o encaminhamento para a Wilson Rosado, mas lá os leitos também estão lotados e na Almeida Castro só recebe neonatal”.

Ítalo Mikael disse que receberá um relatório da equipe médica que atendeu a criança, e, posteriormente, vai encaminhar a denúncia da morte do bebê ao Ministério Público.

Através do site da Prefeitura, a Secretaria de Saúde de Mossoró, emitiu uma nota de esclarecimento sobre a morte do bebê de quatro meses na UPA do BH na manhã deste sábado.

Segundo a nota, “a paciente foi atendida imediatamente pelos profissionais plantonistas, que tentaram estabilizar a saúde do bebê, medida imprescindível para transferir a paciente à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, equipamento mantido pela Prefeitura de Mossoró no Hospital Wilson Rosado”.

Ainda explica que “por volta das 6h50, mesmo com agilidade no atendimento, a bebê teve lamentavelmente uma piora em seu quadro clínico de saúde antes mesmo de ser realizada a transferência”.

Leia a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que um bebê de quatro meses de vida deu entrada às 6h40 deste sábado, 15 de agosto de 2015, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte, zona sul de Mossoró. Na ocasião, a paciente foi atendida imediatamente pelos profissionais plantonistas, que tentaram estabilizar a saúde do bebê, medida imprescindível para transferir a paciente à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, equipamento mantido pela Prefeitura de Mossoró no Hospital Wilson Rosado.

Simultaneamente a esse procedimento, foi solicitada a vaga na UTI. Porém, por volta das 6h50, mesmo com agilidade no atendimento, a bebê teve lamentavelmente uma piora em seu quadro clínico de saúde antes mesmo de ser realizada a transferência.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que foram tomados todos os procedimentos clínicos de suporte à vida para a paciente.

Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário